Mix diário

Com La Niña, onda de calor se concentra no Sul

Uma nova onda de calor já eleva os termômetros no Sul e no Centro-Oeste do Brasil em até 5° C acima da média para fevereiro, conforme a empresa de meteorologia Climatempo. A massa de ar quente deve ficar em ação pelo menos até sexta-feira.

Esta é a segunda onda de calor do ano no País. Entre os dias 15 e 19 de janeiro, a primeira massa de ar quente persistente do ano atingiu os Estados do Sul, fazendo os termômetros marcarem de 39° C a 42° C em algumas cidades.

Mas diferentemente dos últimos dois anos, quando havia influência do El Niño, agora ocorre o La Niña, que tende a dificultar a expansão do calor pelo território, tornando as ondas de calor mais concentradas. O Sul deve ser mais afetado este ano, de acordo com a Climatempo e a Metsul.

Isso acontece porque La Niña favorece a formação de canais de umidade, que atenuam o calor e limitam sua propagação para outras regiões do País. Em São Paulo, por exemplo, a previsão é de calor durante as manhãs e de tempestades à tarde e à noite esta semana. Enquanto Porto Alegre deve registrar até 36° C de máxima até sexta-feira, na capital paulista a previsão não passa de 32° C.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve