O novo terminal tem 40 mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender 6,2 milhões de passageiros por ano. O terminal oferece 45 balcões de check-in e 10 quiosques de autoatendimento para o embarque de passageiros. São 5 esteiras de restituição de bagagens destinadas ao tráfego doméstico e internacional. O estacionamento terá, inicialmente, capacidade para 850 veículos.
"O aeroporto está 100% pronto para funcionar", disse o presidente do Consórcio Inframérica, Allysson Paolinelli. Ele explicou que as operações de carga também serão transferidas do Augusto Severo para o novo terminal neste sábado. "O terminal de cargas tem 4,5 mil metros quadrados e capacidade de expansão para 45 mil metros quadrados", disse.
De acordo com Paolinelli, o novo aeroporto do Rio Grande do Norte tem potencial para se tornar uma "porta de entrada" no país. "Eu diria que hub não é o termo mais adequado para este aeroporto. Eu acredito que esse terminal tem um grande potencial para se tornar uma porta de entrada no país de voos vindos do exterior", disse. Paolinelli ressaltou que para aumentar o número de voos internacionais é preciso também aumentar o número de voos domésticos para dar mobilidade aos turistas que visitam o país.
"Tudo isso é um processo de conquista. O primeiro passo foi dado que é a entrega da infraestrutura. Agora precisamos conquistar mais voos domésticos e isso depende de alguns incentivos por parte do Estado, como a redução do ICMS do combustível de aviação, por exemplo, para então conquistarmos mais voos internacionais. Esse terminal tem um potencial enorme", disse Paolinelli.
Acesso
Para chegar ao novo aeroporto o caminho é pela BR-406, em Ceará-Mirim. A via ainda não foi duplicada, mas as obras continuam no local. Um viaduto que ligará a BR-406 ao acesso Norte também está construção e, de acordo com a assessoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ficará pronto antes do início da Copa do Mundo.
Por enquanto, o motorista dá uma volta na obra do viaduto para entrar à esquerda na via. O acesso Norte está sinalizado e iluminado até a entrada do terminal. O Governo do Estado trabalha ainda na construção do acesso Sul, que tem 17 quilômetros de extensão, e ligará o aeroporto à BR-304, na altura de Macaíba. O DER não informa a previsão de conclusão do acesso Sul.A obra dos dois acessos ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante tem um custo de R$ 73 milhões, finaciados pela Caixa Econômica Federal.
Concessão
O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, é o primeiro a ser inteiramente concedido ao setor privado. O Consórcio Inframérica, formado pelo grupo Engevix e pelo argentino Corporación America, venceu, em agosto de 2011, o leilão que concedeu ao grupo o direito de construir, manter e explorar o novo aeroporto do RN. O lance pago pelo consórcio no leilão foi de R$ 170 milhões.
O contrato de concessão foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff em novembro de 2011. A partir daí, o grupo teria até três anos para construir os terminais e um prazo de mais 25 anos para exploração. A construção do terminal, no entanto, levou menos tempo que o previsto em contrato, o que viabilizou a inauguração do terminal antes da Copa do Mundo. De acordo com a assessoria do Consórcio Inframérica, foram investidos R$ 500 milhões na construção do novo aeroporto.De acordo com a Anac, o contrato de concessão poderá ser renovado por no máximo mais cinco anos, quando o aeroporto retornará ao poder público.
G1