Cidades

Com gripe A H1N1, jovem é submetida a parto emergencial em Santos

A paciente, que não teve o nome divulgado, estava internada desde o dia 15 deste mês no hospital Ana Costa, em Santos (72 km de SP), e foi o primeiro caso de gripe A H1N1 confirmado na cidade. O resultado do exame foi divulgado ontem.
 
Segundo o hospital, a jovem corria risco de morrer e, para salvar o bebê, a cesárea foi realizada de forma emergencial.
 
A mãe apresentava um quadro de "morte cerebral iminente", segundo informações do hospital. O bebê, um menino, encontra-se internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal, respirando com o auxílio de aparelhos. A assessoria de imprensa do hospital informou que todas as medidas de prevenção e terapia foram adotadas, tanto em relação à jovem quanto à criança.
 
Gestantes formam um dos grupos com maior incidência de gripe A H1N1. Também estão sujeitos a maior risco idosos, crianças de seis meses a dois anos, obesos e portadores de doenças crônicas. No entanto, o comprometimento cerebral não é comum.
 
CAMPANHA
 
A campanha de vacinação contra a gripe que acontece até a próxima sexta-feira (26) em todo o país protege os pacientes contra a gripe A H1N1.
 
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também quer imunizar a população contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.
 
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.
 
Idosos com 60 anos ou mais, crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade, gestantes, trabalhadores da saúde, doentes crônicos, puérperas (que deram à luz em até 45 dias) e indígenas são considerados os públicos-alvo da campanha.
 
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS, e é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.