Esportes

Com estrangeiros na comissão, Rogério Ceni planeja inovar dinâmica do São Paulo

A partir do dia 4 de janeiro de 2017, o São Paulo iniciará uma mudança em sua dinâmica no que diz respeito aos treinamentos e integração entre categorias de base e time profissional. A data marca a reapresentação do elenco e a primeira vez em que Rogério Ceni comandará uma atividade como técnico do clube pelo qual é ídolo.

Rogério, contudo, não estará sozinho nesta nova empreitada. Para sua comissão técnica, ele trouxe o britânico Michael Beale, ex-treinador do time sub-23 do Liverpool, da Inglaterra, e o francês Charles Hembert, que cuidou durante anos da parte logística da Seleção Brasileira.

Ceni conheceu Beale enquanto estudou no curso de treinador da FA (federação que gerencia o futebol na Inglaterra), entre agosto e outubro deste ano. Fascinado por tática, o britânico já escreveu nove livros sobre o tema e metodologia em treinos.

Portanto, a ideia de Ceni foi trazer um profissional com prática no campo de jogo, conhecimento, ideias modernas e capaz de inovar o modo de treinar dos atletas tricolores. No momento, Beale aprimora o português para não ter dificuldade na comunicação.

“Eu não o conheço, mas conversei com o Rogério. Suponho que o Rogério tem essa visão global do futebol. Já a específica, a coreografia do jogo, treinamento variado, é o que esse inglês tem”, afirmou o diretor executivo de futebol Marco Aurélio Cunha ao canal Sportv.

“Dar o treino não é fácil. A dificuldade é exatamente você fazer esse jogo de posicionamento, de zagueiros, de atacantes, transição de bola, uma linha, duas linhas, três linhas…Quer dizer: esse sujeito deve ter estudado isso bastante e vai trazer essas coisas ao Rogério. É alguém que sabe muito bem fazer essa parte que seria o trabalho de base, de treinamentos específicos”, acrescentou.

Já Charles Hembert, que fala fluentemente o português, será responsável por uma aproximação maior entre o CT de Cotia e o da Barra Funda. O francês terá uma visão mais externa, ajudando em questões que transcendem as quatro linhas.

“O outro é um gerenciador que vai fazer uma coordenação entre tudo, entre base, entre futebol profissional, que vai dar um suporte extracampo, é quase uma coisa de gestão. E o inglês é para fazer o trabalho mais prático, enquanto o Rogério tem mais a visão global”, concluiu Cunha, de saída para retomar o cargo de coordenador de futebol feminino na CBF.

Após uma temporada sem títulos e com decepções, o São Paulo viajará no dia 6 de janeiro rumo aos Estados Unidos, onde realizará sua pré-temporada. Lá, disputará a Copa Flórida, que será disputada entre os dias 7 e 21. O Tricolor fará sua estreia já nas semifinais, diante do vencedor do confronto entre River Plate, da Argentina, e o colombiano Millonarios.

Fonte: SuperEsportes

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos