Um dia após visitar o papa Leão XIV, Jannik Sinner ganhou embalo no saibro do Masters 1000 de Roma e atropelou o norueguês Casper Ruud, com direito a um ‘pneu’, nesta quinta-feira. O tenista da casa aplicou 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/1 no adversário que foi campeão do Masters de Madri há menos de três semanas.
O triunfo contundente mostra que o número 1 do mundo não perdeu a forma física e técnica, mesmo após ficar três meses afastado das quadras, por doping. Com apoio da torcida, ele chegou a vencer oito games consecutivos na partida, com um controle absoluto sobre o rival, atual número sete do ranking e duas vezes vice-campeão de Roland Garros (2022 e 2023).
Com sua quarta vitória na capital italiana, Sinner avança a semifinal e alcança sua melhor campanha na competição diante dos seus compatriotas. Até então, seu melhor resultado era a fase de quartas de final em 2022. No ano seguinte, parou nas oitavas. E, em 2024, não disputou o torneio.
O resultado marca ainda a ampliação da série invicta do italiano, que agora soma 25 triunfos consecutivos. Nesta trajetória, ele foi campeão do ATP Finals, da Copa Davis e do Aberto da Austrália. Tal sequência só foi alcançada neste século pelo Big 3 (Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic), além de Andy Murray.
Em busca da vaga na final, o tenista da casa vai enfrentar o americano Tommy Paul, 12º do mundo, que superou o polonês Hubert Hurkacz por 7/6 (7/4) e 6/3. Se confirmar o favoritismo, Sinner poderá fazer um aguardado duelo com o espanhol Carlos Alcaraz na eventual decisão, no domingo – o número três do mundo vai enfrentar o também italiano Lorenzo Musetti na outra semifinal.
Diante do seu rival mais bem ranqueado em seu retorno ao circuito, nesta semana, Sinner precisou de apenas 1h03 para derrubar o ex-número dois do mundo. O italiano dominou as ações do primeiro ao match point, exibindo um alto nível, mesmo enfrentando um especialista no saibro.
O líder do ranking terminou a partida com 22 bolas vencedoras, mais do que o dobro das de Ruud. E mostrou maior precisão nos dois sets. Ele cometeu apenas sete erros não forçados, contra 17 do norueguês. Como consequência, Ruud deixou a quadra vencendo apenas um game em todo o jogo.
FEMININO
A tenista da casa, Jasmine Paolini, não teve dificuldades na primeira semifinal do Masters de Roma, nesta quinta-feira, para despachar a americana Peyton Stearns nesta quinta-feira por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/1, em 1h39.
Com o feito, ela se tornou a terceira mulher italiana a chegar na decisão do torneio levando em conta a Era Aberta. No jogo, a número cinco do mundo começou sem concentração e chegou a ficar atrás por 4 a 1, salvou dois set points, mas conseguiu reagir e virou o primeiro set em 7/5. A segunda parcial foi mais tranquila e Paolini dominou a adversária para fechar em 6/1 – levou a melhor em 10 dos últimos 11 games da partida.
Primeira italiana na final desde 2014 – Sara Errani foi derrotada por Serena Williams na ocasião -, Paolini vai enfrentar na decisão, no sábado, a norte-americana Coco Gauff, que venceu a chinesa Qinwen Zheng por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7/3), 4/6 e 7/6 (7/4), em uma dura batalha de 3h32.
Depois de eliminar a líder do ranking da WTA e principal favorita ao título Aryna Sabalenka, Zheng, número 8 do mundo, deu trabalho para Gauff. Em confronto equilibrado e intenso, a número 3 do ranking venceu a primeira parcial no tie-break, por 7/3, após uma sequência de quebras de serviço dos dois lados.
Mais agressiva no segundo set, Zheng se recuperou e abriu 3 a 0, mas houve nova troca de quebras, prevalecendo a vantagem inicial da chinesa para fechar em 6/4. O set decisivo também foi equilibrado, com longos ralis e novas quebras, mas prevaleceu o desempenho mais sólido da norte-americana, que novamente levou a melhor no tie-break e venceu por 7/4.
Com a vitória, Coco Gauff deverá ultrapassar a polonesa Iga Swiatek e aparecer em segundo lugar no ranking da WTA após a atualização de segunda-feira.