Atualmente com 30 anos, Quaresma surgiu como grande promessa também no Sporting e logo chamou a atenção do Barcelona por sua habilidade. Problemas com o técnico Frank Rijkaard, contudo, o tiraram do clube catalão e o levaram de volta para Portugal, ao Porto, onde ficou até o ano de 2008.
Daí em diante, sua carreira nunca mais engrenou. Passou por Internazionale, na Itália; Chelsea, na Inglaterra; Besiktas, na Turquia; Al-Ahli, nos Emirados Árabes; até retornar ao Porto, em 2014, onde parece, enfim, ter reencontrado seu futebol, a ponto de ganhar uma chance com Paulo Bento.
Com a aposta em Quaresma no ataque, Nélson Oliveira, que foi vice-campeão mundial sub-20 com Portugal, em 2011 (perdendo o título para o Brasil), ficou de fora da lista. O jovem, que pertence ao Benfica e disputou a temporada pelo Rennes, da França, também é visto como grande promessa.
Portugal, que divulga sua lista final para o Mundial no dia 19 de maio, está no grupo G da Copa, ao lado de Alemanha, Estados Unidos e Gana. A estreia portuguesa acontece no dia 16 de junho, contra os alemães, na Arena Fonte Nova, em Salvador – a equipe também jogará em Manaus e Brasília.
Veja os 30 convocados de Portugal para a Copa do Mundo:
Goleiros: Anthony Lopes (Lyon/FRA), Beto (Sevilla/ESP), Eduardo (Braga) e Rui Patrício (Sporting);
Defensores: André Almeida (Benfica), Antunes (Málaga/ESP), Bruno Alves (Fenerbahce/TUR), Fábio Coentrão (Real Madrid/ESP), João Pereira (Valencia/ESP), Neto (Zenit/RUS), Pepe (Real Madrid/ESP), Ricardo Costa (Valencia/ESP) e Rolando (Inter/ITA);
Meio-campistas: André Gomes (Benfica), João Mário (Vitória), João Moutinho (Monaco/FRA), Miguel Veloso (Dínamo de Kiev/UCR), Raul Meireles (Fenerbahce/TUR), Rúben Amorim (Benfica) e William Carvalho (Sporting);
Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/ESP), Éder (Braga), Hélder Postiga (Lazio/ITA), Hugo Almeida (Besiktas/TUR), Ivan Cavaleiro (Benfica), Nani (Manchester United/ING), Rafa (Braga), Ricardo Quaresma (Porto), Varela (Porto) e Vieirinha (Wolfsburg/ALE).
ESPN/MSN