O elenco atleticano em 2016 era considerado um dos melhores da temporada. As grandes estrelas e o alto investimento, no entanto, não renderam à agremiação um grande título – foi comemorado apenas o torneio amistoso nos EUA. Parte dos problemas atleticanos passou pela vulnerabilidade da defesa, que esteve entre as mais vazadas no Campeonato Brasileiro, algo que parece ser a preocupação dos dirigentes do Galo.
Até agora o Atlético anunciou oficialmente o lateral-esquerdo, Danilo Barcelos, que jogou a temporada 2016 pelo rebaixado América, e também o zagueiro Felipe Santana, atleta com experiência na Europa. Nos dois casos, o Galo foi atrás de atletas para reforçar, pois, na ala esquerda, apenas Fábio Santos era o homem de confiança. Na zaga, com a liberação de Edcarlos, que ficou sem contrato, e Ronaldo Conceição, que não está nos planos, o time precisou de mais peças.
Ainda no setor, o Galo renovou os contratos de Leonardo Silva e Giovanni. O zagueiro terá mais um ano de vínculo e se recupera de contusão. O jogador é homem de confiança dentro do Atlético e deve encerrar a carreira em Belo Horizonte, mas continuará com outras funções dentro do clube. Já o arqueiro deve iniciar o ano com mais oportunidades. Com seis anos na agremiação, ele vai aproveitar a contusão de Victor para ter mais chances.
Além disso, o Galo tem ainda no planejamento para os próximos dias reuniões com o volante Leandro Donizete para tratar de sua renovação. O novo vínculo segue indefinido, tendo em vista que o jogador pretende permanecer no Atlético por mais dois anos enquanto o clube entende que é melhor fazer um novo contrato de apenas uma temporada, sobretudo, por causa da idade do jogador: 34 anos.
O Galo ainda busca reforço para a posição. O nome preferido é de Rithely, do Sport. O atleta de 25 anos, que ganhou destaque jogando pelo Leão, interessa ao time mineiro que, inclusive, tenta envolver atletas na negociação, como Patric, que já tem passagens pelo time pernambucano, além de Hyuri, que é tido como uma moeda de troca.
A expectativa é que o elenco esteja formado até a virada do ano. O Galo volta aos trabalhos na primeira semana de janeiro.
Fonte: SuperEsportes