A greve nacional dos caminhoneiros já atinge seu oitavo dia e diversos setores já sentem o impacto da paralisação. Diante da falta de abastecimento, Mato Grosso entrou em estado de emergência na noite de sábado (26), decretado pelo governador Pedro Taques. Com isso, diversos órgãos suspenderam seu expediente, a fim de não prejudicar a população. Confira abaixo como funciona cada órgão:
Cuiabá
Escolas públicas – O governo do estado já havia decretado a suspensão dos expedientes na sexta-feira (25), e, nesta segunda-feira, também decretou ponto facultativo. Com isso, as atividades escolares ficam suspensas.
Transporte Público – A prefeitura de Cuiabá tornou a afirmar que, em razão do acordo firmado pela prefeitura, o abastecimento de metade da frota de ônibus está garantido até esta terça-feira (29). Com isso, cerca de 60 ônibus devem estar em circulação durante todo o dia.
Ainda segundo a prefeitura, serviços essenciais como coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.
Na saúde, as unidades de urgência e emergência de pronto atendimento (UPA) das regiões Norte, no bairro Morada do Ouro e Sul, no Pascoal Ramos, policlínicas e Pronto Socorro também funcionarão regularmente.
Várzea Grande
A prefeitura informou que o expediente da administração está mantido e que avaliações a respeito dos impactos da greve dos caminhoneiros no município serão feitas diariamente. Isso porque, conforme a prefeita Lucimar Campos, as áreas consideradas essenciais (Saúde, Educação, Guarda Municipal, Departamento de Água e Esgoto e serviços públicos) possuem planejamento para eventuais crises e, portanto consegue manter as atividades.
Transporte Público – Em Várzea Grande também há acordo que mantém a circulação de 50% da frota de veículos, com o abastecimento fornecido por caminhão-tanque. Com isso, apesar da redução do número de ônibus, o serviço permanece.
Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – A UFMT anunciou neste domingo (27) a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas desta segunda-feira. Com isso, nenhum dos campi da instituição deverá funcionar. No entanto, a administração garante que os Restaurantes Universitários (RU) deverão continuar com o funcionamento, para que os estudantes não fiquem prejudicados.
Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) – A Unemat também cancelou suas atividades, mas informou que fica a critério de cada câmpus se manterá o funcionamento dos serviços essenciais na instituição. Além disso, havendo necessidade de urgência ou emergência, os servidores poderão ser convocados pelas chefias.
Ganha Tempo – Conforme o decreto de suspensão do governo, alguns dos serviços da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) terão funcionamento normal nesta segunda-feira (28). É o caso do Ganha Tempo do CPA 1, fruto de parceria Público Privada, e o Restaurante Prato Popular.
Lotéricas, Bancos e Correios – Ainda não há orientação para a suspensão das atividades monetárias e entregas de mercadorias do Correios. Conforme última atualização da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os serviços devem permanecer em funcionamento até segunda ordem
Detran – Os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não deverão continuar nesta segunda-feira, apesar de o governo ter anunciado o funcionamento. A portaria informando a suspensão do expediente foi divulgada no final da manhã desta segunda-feira.
Serviços essenciais – Em todo o estado, a determinação é de que serviços considerados essenciais, como atendimentos médicos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e segurança pública devem continuar funcionamento. Conforme as informações, há um acordo entre governo e postos de combustíveis para que os carros oficiais tenham prioridade no abastecimento.
Comércio – Em razão do decreto de ponto facultativo, assinado pelo prefeito, os lojistas serão os responsáveis por decidir quanto ao funcionamento das lojas.
Assembleia Legislativa – A Casa de Leis também deverá ser um dos órgãos públicos que terão serviços interrompidos em razão da greve dos caminhoneiros, que afeta o abastecimento de combustível na cidade. Com isso, não apenas as atividades administrativas e parlamentares estarão suspensas
Poder Judiciário
A Justiças Federal e Estadual e os Ministérios Públicos Federal e Estadual já publicaram portaria suspendendo as atividades nesta segunda-feira. Com isso, ficam suspensos os prazos processuais para este dia, bem como as audiências e perícias agendadas.