A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) elegeu como reitor o professor Evandro Soares, na última sexta-feira (27). Com praticamente 70% dos votos válidos, o professor de Engenharia Elétrica assume a reitoria com a vice Rosaline Rocha, da Enfermagem.
Além de Evandro Soares e Rosaline rocha, a disputa pela reitoria contou com as chapas de Danieli Backes e Sandra Negri e Alexandre Machado e Elifas Júnior. A professora Danieli Backes, da Administração, e o professor Alexandre Machado, da Medicina, são ligados ao movimento “Docentes pela Liberdade”, de professores conservadores e liberais de direita.
Antes vice-reitor, Evandro assumiu o cargo em março deste ano, após Myriam Serra deixar a reitoria por motivos pessoais. Ela entrou em 2016 e estava previsto para encerrar em outubro de 2020.
Novamente no cargo, agora por meio de eleição, Evandro e Rosaline receberam 862 votos de professores, 572 de servidores técnicos, 2.082 de alunos da graduação e pós-graduação, totalizando 3.497 votos.
A eleição também foi inédita. Pela primeira vez na instituição, os votos ocorreram de forma on-line. Além disso, o voto de professores, técnicos e estudantes não tiveram o mesmo peso. Conforme decisão