De acordo com o site “Infobola”, do matemático Tristão Garcia, Gana, último rival de Portugal na fase de grupos, tem 14% de chances de avançar no Grupo G. A Alemanha estaria praticamente classificada, com 99%, e, os Estados Unidos, em boa situação, com 83%. Até o momento, seis seleções já garantiram vagas nas oitavas: Holanda, Chile (ambas do Grupo B), Colômbia (C), Costa Rica (D), Argentina (F) e Bélgica (H). Por outro lado, cinco estão eliminadas: Camarões, Austrália, Espanha, Inglaterra e Bósnia.
Segundo os cálculos de Tristão, apenas a Coreia do Sul tem menos chances que Portugal na última rodada: 2%, pelo Grupo H. Porém, esta chave é a mais equilibrada na briga pela segunda vaga: a Argélia tem 52%, enquanto a Rússia aparece com 46%.
No Grupo A, o Brasil entra em campo nesta segunda-feira com 95% de chances de classificação contra Camarões, em Brasília. No duelo entre México e Croácia, os mexicanos aparecem com 66%, contra 39% dos rivais.
Portugal faz as contas para avançar
Lanterna do Grupo G, Portugal vive situação difícil. A seleção de Cristiano Ronaldo entrará em campo na próxima quinta-feira com a calculadora na mão e a obrigação de vencer Gana na última rodada da fase de grupos e tirar a diferença de quatro gols de saldo negativo. Além disso, o time precisa torcer para um triunfo da Alemanha sobre os Estados Unidos. Se os EUA vencerem, Portugal teria de superar diferença de gols ainda maior.
Há ainda uma remota possibilidade de uma das vagas nas oitavas de final ser decidida por um sorteio. Para isso acontecer, Portugal teria de bater Gana por 2 a 0, e a Alemanha vencer os Estados Unidos por 3 a 0. Neste caso, Portugal e Estados Unidos, que empataram no confronto direto, ficariam com mesmo saldo, gols marcados e gols sofridos.
GloboEsporte