Foto: Ahmad Jarrah /CMT
Ao contrário dos 24 estados e Distrito Federal, que decidiram retomar suas atividades, a greve dos bancários continua em Mato Grosso. A proposta de reajuste salarial de 10% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi rejeitada pela categoria no estado.
A reivindicação inicial era o reajuste salarial de 16%, e na esperança de novas negociações Mato Grosso e Roraima continuam paralisados. Para avaliar esse cenário, uma assembleia será realizada pelo Sindicato dos Bancários em Mato Grosso (Seeb-MT), nesta e nesta terça-feira (27) ás 18h.
O Sindicato no estado é divido em três municípios, Cuiabá, Barra do Graças e Rondonópolis aonde as atividades dos bancários já voltaram.
A greve dos bancários completa 22 dias, e mantém 269 agências fechadas em todo o estado com atendimentos limitados a caixas eletrônicos, internet banking e casas lotéricas.
Além dos reajustes salariais, a pautas da categoria se dividem em cláusula econômica – auxílio creche e refeição além do reajuste salarial – e na cláusula social – mais contratação de funcionários, fim do assédio moral, terceirização e das metas abusivas, e segurança no trabalho.
Greve dos bancários afeta os aposentados
Greve dos bancários atinge 95% das agências de Cuiabá e Várzea Grande
Bancários de Mato Grosso entram em greve por tempo indeterminado