Mesmo com o fim dos jogos na Arena Pantanal, todo este aparado – que conta ainda com mil agentes de segurança – continua sendo empregado no Estado em eventos relacionados ao Mundial de futebol, como o Fifa Fan Fest, além da movimentação em bares e restaurantes.
Em uma coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (26), o coronel da policia militar e coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, Joelson Geraldo Sampaio, comentou sobre esse legado e ainda avaliou como positivo os resultados obtidos durante a realização dos jogos em Cuiabá.
Jogos – Na Arena Pantanal foram 131.533 torcedores, ao longo dos quatro jogos da primeira fase da Copa. Outras 193.027 pessoas passaram pelo Fan Fest.
Chamou a atenção dos mato-grossenses, o grande número de visitantes estrangeiros no Estado, com predominância dos chilenos: 11.981 mil.
Ações – Das 2.074 ações planejadas para a Copa do Mundo de 2014 – atividades como escolta, batedor, controle de trânsito e vistoria (Arena, veículos e hotéis) -, 2.022 foram concluídas dentro do prazo.
Duas ações atrasaram, uma foi antecipada, quatro foram adiadas e 41 canceladas (maioria ações de acompanhamento de autoridades que não vieram a Cuiabá). Outras 11 ainda não foram finalizadas. Ou seja, do total planejado, 97% foi concluído.
Segurança na Arena – A Policia Federal estima a participação de cerca de 400 seguranças contratados para as partidas disputadas na Arena Pantanal. Mesmo com toda a fiscalização sobre o contingente terceirizado, a PF registrou ocorrências, como quatro seguranças sem curso de aperfeiçoamento para grandes eventos e um sem qualquer preparação para atuar como vigilante.
PRF – O balanço dos policias que atuam nas rodovias federais em Mato Grosso apresentou 31 motoristas presos por embriaguez e 82 pessoas presas por crimes diversos nas vias em 21 mil ações de fiscalização.