Coluna Social

COLUNA SOCIAL É CULTURA!

Museu de História Natural inaugurou mostra “A constelação do homem velho” no sábado (15)

A exposição é temporária e segue aberta ao público até o dia 15 de julho de 2023, de quarta a domingo, das 8h às 18h

O Museu de História Natural de Mato Grosso abriu no sábado (15), às 18h, a exposição “A constelação do homem velho”. Durante a abertura, houve observação guiada do céu. A exposição é temporária e segue aberta ao público até o dia 15 de julho de 2023, de quarta a domingo, das 8h às 18h. O valor da entrada é R$12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Aos domingos, a entrada é gratuita.

A exposição é uma parceria do Museu de História Natural de Mato Grosso, do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com os projetos de extensão FisicArte e O Céu de Mato Grosso, da UFMT, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso e do FABFisLAB.

A mostra conta com fotografias astronômicas que mostram a beleza e a diversidade do céu de Mato Grosso, considerado um dos melhores lugares do Brasil para observar as estrelas. As fotos foram feitas por participantes dos projetos de extensão FisicArte e O Céu de Mato Grosso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Na exposição, será possível conhecer a história e a cultura dos povos originários da América do Sul que se inspiraram em uma figura mítica que aparece no céu noturno, o Homem Velho.

A curadora do Museu, Vitória Ramirez Zanquetta, explica que a exposição é uma forma de divulgar e valorizar os saberes da cultura dos povos indígenas. “É uma chance de se maravilhar com o céu e conhecer mais sobre a sabedoria e a cosmovisão dos indígenas da nossa região”, afirma.

*EM TEMPO:  …  a cultura está nesta exposição,  a cultura muda a nossa visão sobre o mundo, e muda a nossa sensibilidade sobre as pessoas. Eu vou. Vamos?

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar