Opinião

Coluna Cadeira de Balanço

Três celebrações

No passar de sábado do dia 24 de junho, na Igreja de São Gonçalo, no lendário bairro do Porto, com as portas abertas, recebi a procissão de São João, Santa Rita e São Benedito, para a Santa Missa. Essa celebração religiosa teve a iniciativa da sempre lembrada Dona Amália Corrêa Poli, conhecida carinhosamente por “Dona Vidoca”, que residia na Rua Joaquim Murtinho em frente ao Estádio Presidente Dutra. A sua neta Vera Lucia Pacheco de Campos ficou incumbida de dar continuidade nessa linda tradição de uma festa secular, que é um marco da celebração religiosa da lendária e tradicional família Campos Pacheco, que sempre prima em bem receber a todos dentro da maior educação e mantendo a manifestação cultural e religiosa da terra das tradições. A anfitriã Vera Lucia reside no Rio de Janeiro, mas todos os anos vem para sua terra natal celebrar essa devoção. As suas irmãs Maria Lucia Moreira, Dalva Lucia Albuquerque, Eliane Lucia Campos, Candelária Campos e Lucia Provenzano não medem esforços para que tudo saia perfeito. Ainda bem que essa festa tem as emoções do passado, quando as cantarolas de Salve São João!, Salve Santa Rita! e Salve São Benedito! tocavam ainda a alma humana.

Casa da festa

Quando a procissão liderada por Vera Lucia Pacheco de Campos fazia o cortejo pela Rua Senador Metello, a Rua Joaquim Murtinho entre a Rua São Joaquim na residência dos Pachecos de Campos, a multidão já se encontrava para o tradicional chá com bolo, tudo na fartura com as bênçãos divinas. Esta casa me dá uma saudade tão grande, daqueles sorrisos de luz do casal Alaíde e Felizardo de Campos, ambos se encontram entre os anjos de luz, o que nos faz lembrar sempre de vocês. A bandinha brindava a manhã festiva com os hinos religiosos que mexiam com os sentimentos dos convivas nesta festa de arromba. As mesas fartas constavam de: Francisquito, Casadinho, Broinha de Milho, Broinha de Nata, Bolo de Queijo, Bolo de Arroz, Bolo de Forma, Chocolate Quente, e a fartura encheu os olhos da gula para os paladares apurados. A arte de bem receber da família Pacheco de Campos faz com que a boa educação cuiabana e hospitaleira se torne uma verdadeira fogueira de amor. Viva São João, São Benedito e Viva Santa Rita!

Praça do Rosário

Dia 2 de julho se encerra a tradicional festa do glorioso São Benedito, considerado o Santo Festeiro da Cidade Verde, sendo que o Padroeiro da cidade é o Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A Praça do Rosário recebe durante os quatro dias de festividades religiosas devotos, como também nas missas das madrugadas. A procissão do Frei Benedito arrasta a multidão, esperamos que todos que ali estão tenham um coração puro como o do santo, nos envolve nas emoções, lembranças, graças alcançadas, esperamos que o povo apreenda a calçar a sandália da humildade nesta vida transitória. A quermesse tem como seu carro-chefe a tradicional Carne Seca com Arroz, Feijão Empamonado, Farofa de Banana e Paçoca. Também conta com a participação das tradicionais famílias cuiabanas com as suas barracas de cardápios variados. Neste domingo, este jornalista, com os demais sobrenomes tradicionais de Cuiabá, será responsável pela Barraca de Vatapá durante o jantar. Festa de Santo é de São Benedito, é um marco da história do povo cuiabano.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do