Nesta quinta-feira (18), às 18h, irá acontecer na Praça da Mandioca, em Cuiabá, uma manifestação em prol da vacinação em massa pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a volta do auxílio emergencial, no valor de R$600, até o fim da pandemia.
O ato público está sendo organizado pelo Coletivo Negro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (CNUUFMT), o Instituto Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE), como parte do movimento nacional que está sendo organizado pela Coalizão Negras Por Direitos.
Serão realizados atos em todo o país, demandando a criação de ações de combate à miséria, como o auxílio emergencial estadual e municipal, a retomada do auxílio emergencial federal de R$ 600 até o fim da pandemia e a vacinação em massa para a população pelo Sistema Único de Saúde.
O Coletivo Negro Universitário da UFMT é um dos componentes da Coalizão Negra por Direitos, organização formada por 200 entidades dos movimentos negros de todo o país.
Pontos cobrados:
– Ampla cobertura vacinal;
– Imediata retomada do Auxílio Emergencial até o fim da pandemia e consequente aprovação de uma Renda Básica permanente, sem prejuízo do Bolsa Família;
– Fortalecimento dos Benefícios de Prestação Continuada;
– Atendimento a todos os protocolos de proteção determinados pela Organização Mundial de Saúde enquanto perdurar a pandemia;
– Erradicação da política genocida do governo contra a população negra e indígena;
– Fim da Emenda Constitucional 95 que retirou investimentos da saúde e provocou o sucateamento do Sistema Único de Saúde – SUS (perdemos 18 bilhões de investimentos somente em 2019).