Airton Marques – Da Redação / Beatriz Saturnino – Da Reportagem
Deputados estaduais devem confirmar ainda nesta sexta-feira (12), o indicado do parlamento para a vaga deixada pelo ex-conselheiro Humberto Bosaipo no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). A disputa está entre a ex-secretária de Cultura de Mato Grosso, Janete Riva (PSD) e o deputado José Domingos (PSD).
No inicio da sessão extraordinária de hoje, a Mesa Diretora da AL apresentou o nome de Janete, com o apoio de 15 parlamentares. A convocação da social democrata para uma sabatina na próxima terça-feira (16) foi contestada por alguns deputados, que discordaram do processo de escolha.
O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), contestou a convocação da mulher do deputado José Riva (PSD), para a sabatina que poderá indica-la para o TCE.
Segundo o republicano a indicação deveria ser realizada por todos os parlamentares e não, apenas, pela Mesa Diretora da Casa de Leis.
“A vaga do conselheiro no TCE é da Assembleia Legislativa e não da mesa diretora. É competência do plenário. Vossa excelência (Dep. Romoaldo Júnior) têm que marcar, com urgência, uma reunião do colégio de líderes e nessa reunião poderá decidir os nomes, em que a Mesa pode, apenas, submeter ao plenário desta Casa”, afirmou Pinheiro.
Após o posicionamento contrário do deputado republicano, a Mesa Diretora, através do presidente Romoaldo Júnior (PMDB), encerrou a sessão extraordinária e convocou a reunião do Colégio de Líderes.
Além do nome de Janete Riva, apresentado por 15 deputados, o parlamentar Zé Domingos (PSD) se colocou na disputa pela indicação.
A escolha da indicação deve ser definida pelo colegiado formado pelos líderes das bancadas na AL.
Após a decisão, o indicado será sabatinado na próxima terça-feira (12), às 17 horas.
Mais informações em instantes