Uma coleção de livros sobre a história de Pernambuco será lançada nesta sexta (10) no Museu da Cidade do Recife, no bairro de São José. Intitulada "Pernambuco Libertário", a coleção do jornalista e escritor Paulo Santos de Oliveira, acompanhada de análises do historiador José Luciano Cerqueira, narra os principais fatos do Estado nos séculos 16 e 17, sob o ponto de vista dos protagonistas da época, com uma linguagem leve e acessível. O evento acontece às 15h e é gratuito.
Na ocasião, serão lançados os três primeiros livros da série, que deve seguir até o 15º volume. O primeiro, "A guerra velha contra Holanda", traz a passagem dos holandeses pelo Estado, entre 1630 e 1637, descrita pelos portugueses Matias e Duarte de Albuquerque. A segunda publicação, "No tempo de Maurício", retrata as inovações na política e na arte promovidas pelo governo de Maurício de Nassau no Recife, sob a ótica do próprio Nassau, do seu secretário, o judeu Gaspar Dias, do índio Felipe Camarão e do frade cronista Manoel Calado do Salvador. Já o último livro desse primeiro pacote, "A Restauração Pernambucana", é narrado pelo negociante João Fernandes Vieira, pelo militar e político André Vidal de Negreiros, pelo soldado Henrique Dias e pelo general alemão Von Schkoppe.
O projeto pretende ajudar na popularização da história pernambucana. "Eu sempre fui apaixonado pela história de Pernambuco e, em parceria com meu amigo Denis Bernardes, grande historiador que faleceu há dois anos, foi surgindo a ideia. Temos uma história riquíssima aqui e muitos personagens interessantes, mas muita gente desconhece, então pensamos em criar uma literatura que cumpra essa função de cobrir o espaço deixado por essas informações que não estão sendo divulgadas", diz Paulo Santos.
Ainda de acordo com o escritor, o formato dos livros é original e foi concluído após três anos de pesquisas. "O trabalho é fruto de pesquisas bem exaustivas, aprofundadas, sob orientações de professores da UFPE. Foi um trabalho bem pensado e analisado. A ideia é que tenha uma leitura fácil e agradável, porém com rigor informativo", pontua. Os livros serão vendidos por R$ 15 cada nas principais livrarias da cidade e pelo site do projeto.
Os próximos volumes vão abordar outros fatos históricos pernambucanos, entre eles, o Quilombo dos Palmares, a Guerra dos Mascates e a Revolução de 1817. Uma série destinada ao público infantojuvenil também está sendo preparada pelo autor.
A coleção tem produção da Associação Centro Vivo Recife, do Museu da Cidade do Recife e da Associação dos Amigos do Museu e conta com o apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil.
Outras atividades
O evento desta sexta-feira também abrirá uma exposição de fotos dos séculos 16 e 17. O museu também terá ainda a ação interativa "Pernambuco, essa história também é minha", na qual serão exibidas fotos dos visitantes em lugares históricos do Estado.
Serviço:
Lançamento da coleção Pernambuco Libertário
Sexta-feira (10), às 15h
Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas
Entrada gratuita
G1