Há 10 anos a Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT realiza o curso de Técnicas de Oratória. Cerca de 10.000 alunos, de variados graus de instrução, já passaram pelas mãos do instrutor Gabriel Plácido, que trabalha com treinamento de pessoas há duas décadas. O coach prepara-se para dar um passo à frente com o Programa de Aperfeiçoamento em Oratória e Desenvolvimento Humano, destinado a todos que já possuem algum treinamento na área.
Plácido é cuiabano de nascença e tem forte ligação com a UFMT. Além de ser graduado em Ciências Contabéis pela instituição, é também secretário de mestrado do curso de Direito. A vida acadêmica, porém, nunca o impediu de se tornar um especialista na área que tem paixão por ensinar. No seu currículo, consta a certificação do Instituto Brasileiro de Coaching/IBC, o maior do país e reconhecido internacionalmente.
Nas turmas do instrutor não há distinção entre as pessoas, é possível encontrar de simples estudantes a empresários bem-sucedidos, todos em busca de desenvolvimento pessoal e profissional. “Foram 10 anos que voaram, conheci várias pessoas, com várias culturas, inclusive de outras nações. Foi e está sendo maravilhoso. Começamos com cerca de 10 aluno e hoje chegamos a ter 80 a 100 pessoas”, relembra.
O segredo para o aumento graduada procura está na visão que o coach possui da oratória. Em pé, na frente dos alunos no auditório da UFMT, com o microfone devidamente posicionado, ele ensina não somente a falar, mas também a escrever e se comportar diante do público. A lógica que separa a fala e a escrita na orataória, defendida por filósofos como Aristoteles, não condiz com as de Plácido. “Ambas estão intimamente ligadas e uma sem a outra é como hidrogênio sem oxigênio que formam o ar que respiramos”, afirma. Além do curso de Oratória na capital, ele já percorreu várias cidades de Mato Grosso como Poxoréo, Primavera do Leste, Sinop, Várzea Grande e Barra do Garças, fazendo palestras,consultorias, cursos, treinamento de líderes e coaching.
Assessoria