Esportes

Clubes investem pesado nos destaques da Copa do Mundo

 
O grande salto
Para um clube recém-criado que busca notoriedade, nada melhor do que contratar um jogador de renome e ainda em boa fase. Foi o que fez o New York City FC, que ainda não disputou uma única partida profissional e até agora conta apenas com cinco jogadores no elenco, mas causou rebuliço do outro lado do Atlântico ao adquirir o inglês Frank Lampard para sua estreia na Major League Soccer em 2015. Aos 36 anos, o maior artilheiro da história do Chelsea vai encarar um novo desafio na liga americana, que terá o privilégio de vê-lo jogar ao lado do campeão mundial pela Espanha David Villa.
 
O efeito Copa do Mundo
A Copa do Mundo da FIFA 2014 pode ter sido a última experiência de Lampard na seleção, mas também foi um trampolim para vários jogadores, que ganharam novos contratos na esteira de suas atuações no Brasil. Com efeito, o vice-campeão mundial com a Argentina José Maria Basanta trocou o Monterrey pela Fiorentina, enquanto o equatoriano Jefferson Montero saiu do Morelia para assinar com o Swansea City. O goleiro colombiano David Ospina, por sua vez, encerrou um ciclo de seis temporadas no Nice para defender as cores do Arsenal. Além disso, o zagueiro holandês Stefan De Vrij foi do Feyenoord para a Lazio, e o atacante ganês Jordan Ayew deixou o Lorient na esperança de ter mais tempo de jogo no Olympique de Marselha. Já o centroavante belga Romelu Lukaku, que havia sido emprestado pelo Chelsea ao Everton na temporada passada, permanecerá no Goodison Park, após a equipe da cidade de Liverpool ter desembolsado nada menos que 35 milhões de euros na transferência mais cara de sua história. Por fim, o promissor Antoine Griezmann, que em certos momentos fez os franceses se esquecerem da ausência de Franck Ribéry no Brasil, deu um importante salto na Espanha ao deixar a Real Sociedad e se transferir para o atual campeão, Atlético de Madri. No clube da capital, ele terá a missão de substituir Diego Costa, que partiu ao Chelsea.
 
O número
5 – Os jogadores importantes que o Southampton já viu ir embora desde a abertura do mercado de transferências. Após uma excelente temporada 2013/14, concluída com a oitava colocação no Campeonato Inglês, o clube pagou o preço do sucesso, perdendo seus principais nomes para as grandes potências do país: Dejan Lovren, Adam Lallana e Rickie Lambert foram para o Liverpool; Luke Shaw, para o Manchester United; e Calum Chambers, para o Arsenal. É compreensível que o novo técnico, Ronald Koeman, queira ao menos manter Morgan Schneiderlin e Jay Rodriguez, também muito cobiçados.
 
Rodando o mundo
Por onde quer que o grego Theofanis Gekas passe, as defesas adversárias sofrem. Já são quase 16 anos exibindo um faro de gol invejável em praticamente todos os gramados da Europa. Aos 34, ele já defendeu 12 clubes diferentes. Sua mais recente transferência o leva agora do Konyaspor para o Akhisar Belediyespor, equipe que já havia defendido em 2013. Desde o início da carreira com a camisa do Larissa, em 1998, o autor de 24 gols em 76 jogos pela seleção helênica já atuou na Grécia (Larissa, Khallitea, Panathinaikos), na Alemanha (Bochum, Bayer Leverkusen, Hertha Berlim, Frankfurt), na Inglaterra (Portsmouth), na Espanha (Levante) e na Turquia (Samsunspor, Akhisar Belediyespor e Konyaspor).
 
Caminho de volta
Dois anos após ter sido o herói da conquista do Chelsea na UEFA Champions League, Didier Drogba está de volta ao Stamford Bridge. De lá para cá, o marfinense defendeu o Shanghai Shenhua e o Galatasaray. "É incrível estar de volta, a sensação é excelente", afirmou o atacante, que vestiu o uniforme dos Blues entre 2004 e 2012. Outro regresso marcante foi o do americano DaMarcus Beasley, que voltará a disputar a MLS após dez anos de experiência no exterior. Sua saída do Chicago Fire em 2004 o levou para Holanda, Inglaterra, Escócia, Alemanha e, recentemente, México, onde jogou pelo Puebla. A título de curiosidade, Beasley deixou a MLS como atacante e agora volta como defensor do Houston Dynamo. Por fim, destacamos a trajetória do paraguaio Nelson Valdéz, cuja carreira no exterior começou na Alemanha, com passagens brilhantes pelo Werder Bremen e pelo Borussia Dortmund entre 2002 e 2010. Após breves experiências na Espanha, na Rússia, nos Emirados Árabes Unidos e, recentemente, na Grécia com o Olympiakos, ele retornou à Bundesliga para atuar pelo Frankfurt.
 
Fique de olho
Grande surpresa da convocação da Bélgica de Marc Wilmots para a disputa do Brasil 2014, o jovem Divock Origi foi um dos protagonistas da boa campanha dos Diabos Vermelhos, que caíram nas quartas de final diante da Argentina. Ele aproveitou o torneio para seduzir os dirigentes do Liverpool, que trataram de comprá-lo junto ao Lille. Como tem apenas 19 anos, porém, ele permanecerá por mais uma temporada no Campeonato Francês, emprestado pelos Reds ao clube que o revelou.
 
Fifa

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos