Um princípio de incêndio no Hospital e Maternidade Clínica da Criança, em Tangará da Serra (242 km de Cuiabá), causou pânico na população e mobilizou médicos, policiais e bombeiros para resgatar e transferir recém-nascidos em incubadoras na noite desta segunda-feira (12).
Segundo consta nas informações locais, um curto-circuito em um dos condicionadores de ar da unidade iniciou a grande fumaça na ala de esterilização do hospital, que fica ao lado da pediatria. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a fumaça se alastrou rapidamente, comprometendo assim o funcionamento da unidade hospitalar.
Rapidamente funcionários, profissionais da segurança pública e parentes das crianças começaram a retirar os pacientes da unidade e também os equipamentos para proteção das pessoas de uma proporção maior de fogo.
O Corpo de Bombeiros local explicou que houve uma pequena demora em controlar o foco de incêndio devido à grande fumaça que se formou no local, mas em poucos minutos a situação foi controlada e ninguém se feriu.
Sócio proprietário do hospital, José Carlos Di Anniballi emitiu uma nota alegando que a unidade se tornou referência no atendimento e prima pela rigorosa observação das normas técnicas da vigilância sanitária, do Corpo de Bombeiros e dos órgãos de fiscalização.
Confira a nota na íntegra:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
O HOSPITAL E MATERNIDADE CLÍNICA DA CRIANÇA LTDA, localizado na Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 480, Tangará da Serra-MT, vem a público comunicar que, nesta data, no período noturno, teve um princípio de incêndio na área externa dessa unidade hospitalar, contudo, não atingiu a área interna da unidade hospitalar.
O princípio de incêndio teve início numa caixa de ar condicionado, que fica na parte externa do hospital, sendo que o fogo foi coibido rapidamente, sem atingimento da área interna, nem dos pacientes.
Apesar do fogo ter sido controlado rapidamente, sem ter causado prejuízos à integridade física dos pacientes e colaboradores, a direção do hospital, visando manter a integridade física das crianças, resolveu retirá-las, temporariamente, da unidade de terapia até o controle total da fumaça, já que inexistia fogo na área interna.
Cumpre realçar que, por cautela, foi chamado o Corpo de Bombeiros, que prontamente controlou o fogo na área externa, evitando que o mesmo se alastrasse na área interna.
Assim, o atendimento ao público restou preservado, e voltará a sua integral normalidade no dia 13/03, após o término da limpeza da unidade hospitalar.
A direção vem a público agradecer o apoio da população, bem como do Corpo de Bombeiros, e reafirmar que a integridade física de todos aqueles que se encontravam no local do evento foi preservada.
Atenciosamente,
JOSÉ CARLOS DI ANNIBALLI
SÓCIO-PROPRIETÁRIO”
Veja imagens: