http://circuitomt.com.br/flip/567/#8
Foto: Ahmad Jarrah / CMT
As casas estão cheias de pisca-piscas, coloridos com tons de vermelho, verde e dourado. No imaginário, já se ouve a gargalhada do bom velhinho e a cantora Simone interpretando a fatídica canção “Então é Natal”. Para os cristãos ou só para quem gosta da data festiva, o Natal é época de presentes, encontros com amigos e família, e também de solidariedade.
Historicamente, não se sabe ao certo o dia do nascimento de Jesus Cristo, a bíblia não diz nada sobre. No entanto, no século IV, quando o cristianismo virou religião oficial do Império, convencionou-se que o aniversário do menino Jesus seria no dia 25 de dezembro, no solstício de inverno.
Para representar o nascimento de Cristo, é montado no dia 30 de novembro (e retirado no Dia de Reis, 6 de janeiro), junto à árvore de Natal, o presépio. Nele, não podem faltar o Menino Jesus, Virgem Maria, José – a sagrada família, a Manjedoura com palhas em um curral, os animais, anjos, a Estrela de Belém, os Pastores e os Reis Magos – Melquior, Baltazar e Gaspar.
Em meio a tanto simbolismo, a aposentada e trabalhadora de uma casa espírita, Neuza Rondon, afirma que o Natal é época de evocar Jesus Cristo e relembrar a história dele. Para isso, a comunidade espirita doa parte do seu tempo para ações voluntárias com pessoas em vulnerabilidade social. “Nós realizamos trabalhos voltados à população carente durante todo o ano, mas no mês do Natal essas ações são intensificadas. Estamos realizado o ‘Natal dos Idosos”; ‘Natal dos Moradores de Rua’, ‘Natal das Crianças’”, conta.
Mas não dá para falar em Natal, sem os presentes do Papai Noel. O bom velhinho é o São Nicolau. Segundo algumas lendas, o senhorzinho era um bispo rico que ajudava os menos favorecidos, e essa ajuda – muitas vezes financeira -, trazia sorte a quem a recebia. 100 anos após sua morte, a igreja católica canonizou o bispo com fama de bonzinho, que veio a se tornar o padroeiro das crianças, dos mercadores, dos marinheiros e, o famoso Papai Noel.
Em uma data com forte apelo comercial, falar apenas de coisas espirituais é fugir da realidade. O mês de dezembro é uma das datas mais fortes no comércio no mundo, e mesmo sabendo que a data é religiosa, não dá para tapar o sol com a peneira. “Durante todo o mês nós trabalhamos só Jesus – Jesus é a luz do mundo, Jesus é o ícone da nossa vida, médico de nossas almas. Mas não podemos deixamos a parte comercial de lado. As crianças querem presentes, elas sonham com presente que muitas vezes não vem”, explica Neuza, sobre a campanha para presentear crianças de comunidades carentes, realizada anualmente.
PROGRAMAÇÃO NATALINA EM CUIABÁ TEM ATÉ NEVE
Os cuiabanos podem vivenciar um pouco do espírito natalino no recém-inaugurado Parque Tia Nair, na Avenida dos Érico Preeza, no Jardim Itália. A “Vila do Natal”, localizada dentro do parque, apresenta aos visitante todos os principais símbolos natalinos: presépio, Papai Noel, árvores de natal, luzes, bonecos de neve e até neve artificial.
Há ainda o “Vem Pra Arena” especial de final de ano. Com cinco dias de duração (até 20 de dezembro) o evento traz atrações culturais como os shows com a cantora Marcela Mangabeira, o grupo Empório Feminino e o cantor e compositor Almir Sater e, todos os dias, será apresentado o “Auto de Natal”. A encenação do nascimento de Jesus conta com a participação de 47 atores da Cia. de Teatro Cena Onze e mais 30 animais no palco.
No evento, também serão recolhidos alimentos não perecíveis para a campanha “Natal Pra Todos”. Os motoristas que quiserem estacionar no entorno do local, deverão contribuir com 2 kg de alimentos para o programa.
A tradicional Casa do Papai Noel em Cuiabá, traz aos cuiabanos a magia de uma residência inteira enfeitada para o Natal. Pelo 21º ano, a Casa está recheada de duendes, luzes, Papais Noéis, e muita magia. A casa abre todos os dias das 19h às 22h30, e fica na Av. Rússia, 282 – Bairro Santa Rosa – Cuiabá-MT.
Para quem prefere uma programação mais lúdica, os Arautos do Evangelho trazem a Cuiabá uma apresentação de teatro por imagens que conta a história de Jesus Cristo, desde seu nascimento até a crucificação. A apresentação – “presépio: som, luz e movimento” é gratuito, e tem duração de 30 min. O local é aberto de quarta a sábado, das 18h às 21h, e fica na Rua Nigéria, número 50, Bairro Santa Rosa, Cuiabá. Para mais informações 3626-6256.
Dentre os trabalhos voluntários prestados pela comunidade espírita de Cuiabá, a mais interessante é a realizada na madrugada do dia 25 de dezembro, em que os voluntários vão até os moradores de rua, levando amor e o espírito natalino. Na ocasião eles conversam, dão comida e oferecem abrigo e banho. Para mais informações sobre o trabalho voluntário ou doação de brinquedos para as crianças, entrar em contato com Rosângela (65) 9983-3409 ou Laury (65) 8112-9380.
Confira reportagem na íntegra na edição 567 do jornal Circuito Mato Grosso