Mix diário

CitrusBR: Retirada de tarifa de 40% dos EUA a subprodutos da laranja traz alívio ao setor

A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) comemorou a retirada da tarifa de 40% cobrada pelos Estados Unidos a subprodutos da laranja. Para a entidade, a medida anunciada nesta quinta-feira, 20, pelo presidente americano, Donald Trump, traz alívio ao setor.

Com a medida, informou a CitrusBR, voltam a ser isentos da tarifa de 40% o óleo essencial de laranja, subprodutos terpênicos e polpa de laranja. Os produtos, porém, continuam sujeitos à tarifa de 10% imposta em abril.

“Seguem sujeitos à tarifa de 40% os produtos não listados entre as exceções, como os códigos 3301.90.20 e 3301.90.30, comumente utilizados para o d-limoneno e outras frações não específicas de óleos essenciais”, informou a CitrusBR.

A decisão ocorre menos de uma semana após a isenção de tarifas recíprocas de 10% contra uma série de produtos agrícolas. Na ocasião, foram incluídos integralmente os códigos tarifários do suco de laranja brasileiro, tanto concentrado (FCOJ) quanto não concentrado (NFC).

Com isso, o produto passou a não estar sujeito à tarifa adicional de 10% imposta no início do ano como retaliação comercial. A isenção também passou a valer para embarques realizados a partir de 13 de novembro.

Segundo a CitrusBR, a tarifa-base histórica de US$ 415 por tonelada de FCOJ, no entanto, segue em vigor, uma vez que não está relacionada às medidas emergenciais recentes.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve