Opinião

Cisne Negro, Concha de Cauri e Ouro

Vamos esquecer um pouco das guerras e da bandidagem que lotam os noticiários e tentar misturar os três elementos do título acima.

1) Cisne Negro: O escritor Nassim Nicholas Taleb, criou e figura do Cisne Negro. Segundo ele, antes do descobrimento da Austrália, as pessoas estavam convencidas de que todos os cisnes eram brancos. Nada autorizava a pensar que houvesse cisne de outra cor. Quando encontraram essas aves com penas negras na Austrália foi um espanto.

Taleb, com seu engenho, passou a usar essa surpresa do encontro com o desconhecido, para cunhar o termo Cisne Negro, assim, com iniciais maiúsculas.  Para ele, Cisne Negro é qualquer evento inesperado, aleatório e impactante.  A característica principal é a imprevisibilidade. Outro detalhe é que após o seu aparecimento, surgem mil teorias para explicá-lo.   

2) Concha de cauri: Yuval  Noah Harari, no seu best seller Sapiens, mostra a história do uso de moedas para substituir o escambo desde a pré-história.  A primeira forma de dinheiro apareceu na Suméria por volta de 3.000 a.C., tratava-se de uma medida de cevada chamada Sila.  Aos poucos outras moedas foram tentadas até chegar às formas cunhadas em prata e ouro que resistiram por muito tempo.

Entre todas   a mais inusitada moeda foi o Cauri. Coletadas por mulheres e crianças, a concha desse molusco, por longo tempo, serviu como referencial para trocas e reserva de valor.

Qual é a utilidade da Concha de Cauri?  Serve somente para adorno.  O que justificava a confiança nela?  Apenas que todos acreditavam no seu valor como prova de status. Eu acredito porque meu vizinho acredita e meu vizinho acredita porque eu acredito.

3) Ouro: Este metal é símbolo de status entre as pessoas. Há milênios dá destaque aos seus portadores, provoca inveja e admiração. Povos diversos desde a antiguidade o usam como enfeite, ostentação e reserva de valor.  

Para que serve o ouro? Mais de 80% para ornamento e como reserva de valor. Uma parte muito pequena é usada em computadores e na medicina.

Agora vou juntar o Cisne Negro, a Concha de Cauri e o Ouro.

Como vimos, o Cisne Negro é um evento totalmente inesperado, justamente por isso causa tantos danos. Quando a Concha de Cauri perdeu o seu valor, por certa muita gente micou com ela. Sem dúvida foi um Cisne Negro, posto que ninguém esperava sua decadência.

Pode acontecer com o ouro?  Por que não?  Como a concha, ele tem uma sustentação muito precária: vale muito por que tem status e tem status porque vale muito.    Que tal, por exemplo, se a Kim Kardashian, a Beyoncé e o Cristiano Ronaldo com seus milhões de seguidores na internet postarem que ele é cafona e que destrói a natureza? 

O que isso implicaria na importância e no valor do ouro?  Não tenho a menor ideia, mas exatamente por ser imprevisível, tem os elementos necessários para se tornar um Cisne Negro.  

Renato de Paiva Pereira

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do