Vamos esquecer um pouco das guerras e da bandidagem que lotam os noticiários e tentar misturar os três elementos do título acima.
1) Cisne Negro: O escritor Nassim Nicholas Taleb, criou e figura do Cisne Negro. Segundo ele, antes do descobrimento da Austrália, as pessoas estavam convencidas de que todos os cisnes eram brancos. Nada autorizava a pensar que houvesse cisne de outra cor. Quando encontraram essas aves com penas negras na Austrália foi um espanto.
Taleb, com seu engenho, passou a usar essa surpresa do encontro com o desconhecido, para cunhar o termo Cisne Negro, assim, com iniciais maiúsculas. Para ele, Cisne Negro é qualquer evento inesperado, aleatório e impactante. A característica principal é a imprevisibilidade. Outro detalhe é que após o seu aparecimento, surgem mil teorias para explicá-lo.
2) Concha de cauri: Yuval Noah Harari, no seu best seller Sapiens, mostra a história do uso de moedas para substituir o escambo desde a pré-história. A primeira forma de dinheiro apareceu na Suméria por volta de 3.000 a.C., tratava-se de uma medida de cevada chamada Sila. Aos poucos outras moedas foram tentadas até chegar às formas cunhadas em prata e ouro que resistiram por muito tempo.
Entre todas a mais inusitada moeda foi o Cauri. Coletadas por mulheres e crianças, a concha desse molusco, por longo tempo, serviu como referencial para trocas e reserva de valor.
Qual é a utilidade da Concha de Cauri? Serve somente para adorno. O que justificava a confiança nela? Apenas que todos acreditavam no seu valor como prova de status. Eu acredito porque meu vizinho acredita e meu vizinho acredita porque eu acredito.
3) Ouro: Este metal é símbolo de status entre as pessoas. Há milênios dá destaque aos seus portadores, provoca inveja e admiração. Povos diversos desde a antiguidade o usam como enfeite, ostentação e reserva de valor.
Para que serve o ouro? Mais de 80% para ornamento e como reserva de valor. Uma parte muito pequena é usada em computadores e na medicina.
Agora vou juntar o Cisne Negro, a Concha de Cauri e o Ouro.
Como vimos, o Cisne Negro é um evento totalmente inesperado, justamente por isso causa tantos danos. Quando a Concha de Cauri perdeu o seu valor, por certa muita gente micou com ela. Sem dúvida foi um Cisne Negro, posto que ninguém esperava sua decadência.
Pode acontecer com o ouro? Por que não? Como a concha, ele tem uma sustentação muito precária: vale muito por que tem status e tem status porque vale muito. Que tal, por exemplo, se a Kim Kardashian, a Beyoncé e o Cristiano Ronaldo com seus milhões de seguidores na internet postarem que ele é cafona e que destrói a natureza?
O que isso implicaria na importância e no valor do ouro? Não tenho a menor ideia, mas exatamente por ser imprevisível, tem os elementos necessários para se tornar um Cisne Negro.
Renato de Paiva Pereira