As aulas da 2ª edição do projeto Circuito Empreenda Mais CDL e Sedec iniciaram nesta segunda-feira (15), em Cuiabá. A iniciativa contribui para o trabalho formal, gerando conhecimento e novas oportunidades para quem quer empreender, como é o caso de Celia Regina, 59 anos. Ela é moradora do Parque Cuiabá e atualmente vende bolo de arroz na região.
Celia relata que já trabalhou no Shopping Popular em anos anteriores e que atualmente seu irmão tinha uma loja no local, sendo um dos comerciantes prejudicados pelo incêndio registrado na madrugada de segunda-feira. Segundo ela, mesmo abalada, fez de tudo para participar das aulas do Circuito Empreenda Mais.
“Ele está devastado com tudo o que aconteceu, mas temos que buscar forças para continuar. Eu faço bolo de arroz e gostaria muito de aprender mais sobre como abrir um negócio, expandir e divulgar meu produto. Também gostaria de entender sobre emissão e entrega de notas”, afirmou.
O convênio entre a Sedec e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foi assinado em 2023 e as primeiras turmas foram capacitadas ainda em dezembro. Novas turmas foram abertas até maio deste ano, totalizando cerca de três mil pessoas capacitadas em 55 turmas.
“Gostaria de agradecer à Sedec por essa parceria e parabenizar a todos que se disponibilizaram a participar do curso, por buscar empreender de forma regular. Todo esse processo de conhecimento e investimento no negócio é essencial para alcançar o sucesso”, destacou o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam.
O conteúdo programático inclui aulas sobre precificação de produtos e serviços, impostos, conceitos de marca, marketing, valor de mercado e controle financeiro do comércio. Além disso, os participantes recebem certificado de capacitação e uma consultoria online durante três meses, com acompanhamento especializado.
A capacitação gratuita também será realizada em Várzea Grande, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Confresa, Conquista D’ Oeste, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, e Vila Rica, com 50 vagas em cada cidade. Os alunos serão capacitados nas semanas de 15 a 19 de julho ou de 22 a 26 de julho, das 19h às 22h. Ao todo, a abertura de turmas extras do curso deve beneficiar mais 620 pessoas que são empreendedoras ou que buscam abrir o próprio negócio.
“O Empreenda Mais tem impulsionado muito o desenvolvimento e a geração de emprego em Mato Grosso. Devemos apoiar quem está começando para que tenham oportunidade de crescer. Este trabalho em conjunto com a CDL Cuiabá tem dado muito certo”, pontuou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
Fonte: Assessoria