Cidades

Cinco mil trabalhadores voltam às empresas e deixam home office em MT, diz pesquisa do IBGE

Uma nova pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Mato Grosso, mostra que o número de pessoas que estavam trabalhando de forma remota, em home office, passou de 74 mil em agosto para 69 mil em setembro. Ou seja, 5 mil pessoas no estado já voltaram a trabalhar de forma presencial.

O levantamento mostra ainda que 46 mil pessoas estavam afastadas do trabalho no estado, em setembro. Isso representa 3% do total da população ocupada em Mato Grosso.

A coordenadora de atendimento de convênio, Lindalva Santos, agora divide o espaço com a filha de 6 anos, já que está trabalhando em home office, desde março, com o início da pandemia.

Lindalva trabalha para uma empresa da área de saúde em Cuiabá.

“Quando eu comecei, no meu quarto, percebi que não era bom, porque você fica ali, onde tem a sua cama, a sua filha.. Não é legal. Depois fui para a cozinha, mas também não funcionava, pois tinha muito 'entra e sai'. E aí hoje estou no quarto de visita e um lugar onde eu me encontrei. Eu entro, faço meu horário, começo exatamente às 7h e vou até às 14h”, afirma.

Ela conta também que 25% do salário foi reduzido e a jornada de trabalho também. A previsão é que esta situação fique assim até dezembro, mas para Lindalva, isto não é um problema.

“Eu gostei muito porque hoje eu tenho muito acesso a minha filha. Quando eu trabalhava no hospital, eu entrava às 7h e saía às 17h e não tinha muito esse contato com ela”, afirma.

Ela é uma das milhares de pessoas que sentiram os impactos da pandemia no mercado de trabalho. Para entender esses efeitos no país, uma pesquisa realizada pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, calcula diversos números sobre a pandemia e mês a mês monitora informações da população exclusivamente por telefone.

Só em Mato Grosso são 5 mil entrevistados em 97 cidades.

A coordenadora da pesquisa do PNAD em Mato Grosso, Patrícia Andrade, conta que as pessoas são entrevistadas mês a mês desse o início da pandemia.

“São as mesmas pessoas que estão sendo entrevistadas desde maio. Então é a sexta vez que o entrevistador do IBGE entra em contato com o informante para poder realizar a pesquisa e no próximo mês será a sétima ”, afirma.

Mais de 130 mil pessoas entraram em home office ou foram afastadas do trabalho durante a pandemia da Covid-19 em MT

O número de pessoas em home office era de 149 mil em maio, 126 mil em junho. Em julho eram 128 mil e caiu para 62 mil em agosto.

“A pesquisa é extremamente importante, porque retrata o momento atual, principalmente essa mudança que está acontecendo no mercado de trabalho, que influencia em várias tomadas de ações para tentar minimizar o impacto da pandemia na sociedade”, explica Patrícia.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.