A Prefeitura de Cuiabá realizou neste sábado (11) o primeiro “Dia D contra o Aedes aegypti”. Durante todo o período matutino, 280 Agentes de Combate as Endemias (ACE) visitaram mais de 5 mil imóveis dos bairros São João Del Rey, Osmar Cabral, Jardim Fortaleza e Liberdade, fazendo o trabalho preventivo e orientando os cerca de 20 mil moradores sobre a importância da colaboração de todos na luta contra o mosquito.
A ação de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya, foi coordenada pelo Comitê de Ação Preventiva e percorreu quatro bairros da Região Sul. A escolha da região tomou como base os números do Levantamento de Índice Rápido (LIRA), que apontou a localidade como em alta situação de infestação do mosquito.
A mobilização contou também com mais 200 servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbano, além de técnicos de todas as Secretarias envolvidas.
“Essa é uma região que apresenta um grande número de notificações de criadouros do mosquito, por isso resolvemos fazer dela o ponto de partida para esse grande trabalho preventivo e orientativo. Queremos mostrar para a população que ela também é uma grande parceira nessa luta”, explicou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Alessandra da Costa.
Os trabalhos contaram com a participação da Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Educação e Secretaria de Governo e Comunicação. Para a secretária municipal de Saúde, Elizeth Araújo, essa parceria dentro da gestão é uma grande ferramenta no combate ao Aedes.
“Um dos primeiros decretos do prefeito Emanuel foi instituir o Comitê Permanente, para que todas as Secretarias se envolvessem conosco nessa luta. A dengue, zika e chikungunya não são um problema exclusivo de saúde pública, embora seja nela que fique mais evidente”, destacou.
Também presente na mobilização o prefeito Emanuel Pinheiro e o vice-prefeito Niuan Ribeiro.