Cinco veículos que faziam transporte irregular de mercadorias entre Mato Grosso e a Bolívia foram apreendidos pela Polícia Judiciária Civil de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km da Capital), nos últimos dois meses.
As apreensões foram realizadas durante a Operação Sonegação Zero, deflagrada em dezembro do ano passado, com foco nos crimes de descaminho. As investigações foram feitas na região, levando em consideração as inumeras estradas clandestinas propícias para estes delitos, bem como tráfico de drogas e contrabando.
Os veículos apreendidos eram utilizados para levar cargas do Brasil para a Bolívia, assim como trazer do País vizinho mercadorias sem a devida documentação e pagamento de taxas.
Os automóveis e suas cargas foram apreendidos e os condutores foram autuados em flagrante pelo crime de descaminho.
Os carros apreendidos totalizam um valor aproximado de R$ 450 mil sendo que suas cargas foram avaliadas em mais ou menos R$ 35 mil – dentre elas, estavam vários fardos de roupas, uma plantadeira, materiais de construção, entre outros.
Apreensões
Foram recolhidos um Toyota RAV4, um Chevrolet C10, um Ford F4000, um Mercedez E270 CDI e um Toyota Tundra V8 4WD.
Todos os veículos estão no pátio da delegacia e serão encaminhados à Receita Federal, juntamente a suas referidas cargas , conforme determina a lei.
O delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Vila Bela da Santíssima Trindade, Clayton Queiroz Moura, informou que estas ações continuarão durante o ano todo com o intuito de reprimir esta modalidade criminosa na fronteira do Brasil com a Bolívia.