As espécies descobertas são aPseudophoraspis clavellata, aPseudophoraspis recurvata e aPseudophoraspis incurvata. Animais do mesmo gênero são encontrados normalmente do sul e no sudeste da Ásia.
O estudo com a descrição das espécies foi publicado na última semana, no periódico científico "ZooKeys". As espécies foram identificadas nas províncias chinesas de Hainan, Yunnan e Guangxi.
Segundo o pesquisador Zongqing Wang, da Universidade Sudoeste, na China, "o local antes estudado como 'habitat' deste tipo de barata era o Vietnã. Mas nós encontramos três novas espécies na China, o que estende o alcance do gênero para o norte [na China]".
Além dos pequenos animais, foram identificadas três espécies de baratas gigantes na China, da família Blaberidae, mas que já eram anteriormente conhecidas.
As fêmeas da maior espécie conhecida da família Blaberidae é a Blaberus giganteus, que chega a medir 10 centímetros de comprimento, de acordo com os pesquisadores.
"As baratas são insetos formidáveis na sua distribuição e biodiversidade, com mais de 4,5 mil espécies conhecidas e grande alcance geográfico", afirmou o estudo, que ressaltou que fósseis mais antigos destes insetos datam de cerca de 400 milhões de anos.
Fonte: Agência da Notícia | G1