Uma pílula que ajuda o corpo a queimar o excesso de gordura está sendo desenvolvida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Os cientistas afirmam ter descoberto como acionar uma molécula que pode transformar células de gordura brancas ― consideradas ruins —, em células de gordura marrons, que são mais fáceis de ser eliminada do organismo.
Os pesquisadores explicam que o ser humano tem dois tipos de tecido adiposo. A gordura branca é o tipo de gordura que é responsável pelo aumento da barriga, dos quadris e pela alimentação dos músculos. Já a gordura marrom é usada pelo corpo para gerar calor. Assim, quanto mais frio estiver, mais gordura marrom desaparece, por isso, ela é considerada mais fácil de serem eliminadas.
Segundo eles, quando a presença desta molécula é percebida, o corpo recebe sinais para produzir células de gordura marrom, ao invés de brancas.
Segundo o coautor do estudo Chad Cowan, a droga que estimula a produção da molécula ― chamada tofacitinib ― é o primeiro passo para se produzir uma pílula capaz de substituir a esteira ergométrica.
― O que vimos foi uma conversão estável das células de gordura branca em marrons. Estamos sempre repondo o tecido adiposo e, por isso, se estivéssemos com uma medicação para converter essas células, toda gordura adquirida seria mais metabolicamente ativa.
Além da redução do peso, Cowan afirmou ao site Telegraph que os testes em camundongos mostraram outros benefícios, como a redução das chances de desenvolver diabetes tipo 2.
— Ainda não sabemos quais são as consequências no metabolismo e no sistema imunológico a longo prazo, mas esperamos ter resultados em breve.
Fonte: R7