Por todos os lugares que a equipe do Estradeiro passou os problemas se repetiram. Lugares em grande potencial de crescimento vendo suas possibilidades de desenvolvimento impedidas pela dificuldades logísticas.
O percurso teve início em Tangará da Serra e passou por 13 cidades nos estados de Rondônia e Mato Grosso. Os municípios visitados foram Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis , Conquista D’Oeste, Campos de Júlio, Comodoro, Vilhena (RO), Juína, Juruena, Cotriguaçu, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Juara e Brasnorte.
De todas as rodovias estaduais, apenas trechos da MT-208, MT-170 e MT-417 estão incluídos no programa de pavimentação do MT Integrado, do governo de Mato Grosso.
Cecílio Rosa Neto, prefeito de Juruena, lamenta o isolamento de sua cidade e o elevado preço de bens de consumo. “Nós apanhamos duas vezes: na hora de comprar caro, por causa do frete, e vender barato nossa produção madeireira, bovina e leiteira, também por conta do frete. É desmotivador”, desabafou.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou no ano passado o estudo de aptidão para novas áreas agrícolas em Mato Grosso. No levantamento realizado, a região que compreende os municípios de Juara, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes está entre as mais propícias para esta prática.
O analista de geoprocessamento e logística do Imea, Tiago Assis, que participou do Estradeiro, destacou que a falta de estradas inviabiliza a expansão da agricultura. “A região só é ocupada por pecuária por não ter uma boa estrutura logística. A pastagem daquela região tem grande potencial para conversão para lavoura“, afirmou.
Motoristas “fogem” da MT-358

A estrada é considerada uma das mais importantes da região oeste de Mato Grosso. Por ela passam centenas de veículos e caminhões. As condições foram conferidas in loco pelos integrantes do Estradeiro da BR-174, realizado pela Aprosoja e Movimento Pró-Logística.
Para a produtora rural e delegada coordenadora do núcleo da Aprosoja em Tangará da Serra, Eloiza Zuconelli, a situação da rodovia estadual é reflexo do descaso. “A falta de manutenção é um acúmulo e repetição de erros”.
A região, conhecida como Chapadão do Rio Verde, é uma das maiores produtoras de grãos do oeste mato-grossense. Os problemas são proporcionais à grandiosidade. A 120 quilômetros de Tangará da Serra, essa área de 66 mil hectares produz aproximadamente 22.500 toneladas de soja. São necessárias aproximadamente 6.500 carretas para levar os grãos para Rondonópolis.