Após a inauguração no dia do aniversário de Cuiabá, 8 de abril, este é o primeiro domingo em que a Ciclofaixa é aberta e a população cuiabana tem mais uma opção de lazer. A Prefeitura preparou um trajeto fixo de 12,5 quilômetros para a alegria dos amantes do ciclismo.
A ciclofaixa utilizará a pista direita de avenidas como Miguel Sutil e Archimedes Pereira Lima, passando pela Avenida Alziro Zarur, integrando a Arena ao Parque Mãe Bonifácia e terminando o percurso na Universidade Federal de Mato Grosso.
Para o presidente da Federação Mato-grossense de Ciclismo, Manoel Lima, a iniciativa é algo louvável. “Hoje não temos a opção de pedalar na capital, pois é muito perigoso para os ciclistas. Com a ciclofaixa, mesmo que seja apenas nos domingos ajudará os atletas e praticantes do esporte a tirar um tempo para pedalar”, explicou Lima.
Apesar disso, Manoel também cobrou uma medida definitiva, já que atualmente os ciclistas de Cuiabá enfrentam grandes dificuldades para poder se locomover. “Com o recapeamento das ruas, sempre fica um ‘degrau’ entre o meio-fio e a rua. Essas elevações são muito perigosas para nós ciclistas. Pois podemos facilmente cair, caso precisemos nos desviar de algum carro ou obstáculo”, disse.
A Prefeitura de Cuiabá disponibilizará a ciclofaixa todos os domingos, das 7h às 17h, com toda a segurança e sinalização necessárias para atender à população.