Cidades DESTAQUE 2

Chuvas fortes e ventos de até 70 quilômetros por hora vão atingir Mato Grosso nesse final de semana

De acordo com a previsão do tempo do Net Clima o final de semana será de tempestades, com fortes rajadas de vento em todo Mato Grosso, atingindo principalmente as regiões de Sinop, Tangará, Cáceres, Rondonópolis e Cuiabá.

Um corredor de vento deve atingir o estado no período da tarde de hoje, sábado (18), percorrendo todo território de leste a oeste, com rajadas que podem chegar a 70 km por hora.

Para domingo, é esperado chuvas fortes acompanhadas por descargas atmosféricas e rajadas de vento entre 40 e 50 km por hora, que devem iniciar na região Sul no período da manhã e seguir para a região Norte no final do dia.

O coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa MT, Murilo Castilho, reforça que esses eventos climáticos podem ocasionar queda de postes e lançar objetos nas redes de energia elétrica, “nós estamos atentos 24 horas por dia com o monitoramento do clima. Para o fim de semana, 100 % das nossas equipes estão em prontidão para, caso necessário, acionamento de emergência”, explicou.

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é:

  • Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
  • Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
  • Evitar locais abertos como campos de futebol;
  • Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
  • Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
  • Não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, em córregos ou ruas.

Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros.

A orientação da empresa à população é que entre em contato com a Energisa em caso de necessidade de atendimento pelos canais de atendimento oficiais. Além disso, ao ver algum cabo partido, nunca toque nele. Isole a área para evitar acidentes. E em caso de raios e áreas alagadas, evite o tráfego sem o devido treinamento.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.