De acordo com a previsão do tempo do Net Clima o final de semana será de tempestades, com fortes rajadas de vento em todo Mato Grosso, atingindo principalmente as regiões de Sinop, Tangará, Cáceres, Rondonópolis e Cuiabá.
Um corredor de vento deve atingir o estado no período da tarde de hoje, sábado (18), percorrendo todo território de leste a oeste, com rajadas que podem chegar a 70 km por hora.
Para domingo, é esperado chuvas fortes acompanhadas por descargas atmosféricas e rajadas de vento entre 40 e 50 km por hora, que devem iniciar na região Sul no período da manhã e seguir para a região Norte no final do dia.
O coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa MT, Murilo Castilho, reforça que esses eventos climáticos podem ocasionar queda de postes e lançar objetos nas redes de energia elétrica, “nós estamos atentos 24 horas por dia com o monitoramento do clima. Para o fim de semana, 100 % das nossas equipes estão em prontidão para, caso necessário, acionamento de emergência”, explicou.
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é:
- Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
- Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
- Evitar locais abertos como campos de futebol;
- Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
- Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
- Não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, em córregos ou ruas.
Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros.
A orientação da empresa à população é que entre em contato com a Energisa em caso de necessidade de atendimento pelos canais de atendimento oficiais. Além disso, ao ver algum cabo partido, nunca toque nele. Isole a área para evitar acidentes. E em caso de raios e áreas alagadas, evite o tráfego sem o devido treinamento.