Cidades

Chuvas deixam mais de três mil desabrigados no Médio Norte

Cerca de três mil moradores do bairro Jardim das Palmeiras, em Campo Novo do Parecis (385 km de Cuiabá), estão desalojados por causa de fortes chuvas que caíram, nos últimos dois dias, na cidade.

O prefeito Rafael Machado diz que choveu cerca de 300 milímetros desde quinta-feira (9). “O bairro é plano e esta topografia não ajudou. Apesar das chuvas serem comuns nesta época do ano, é a primeira vez que uma inundação como esta ocorre no município. A situação é grave”, afirmou.

Segundo o prefeito, apesar dos prejuízos materiais, não houve registro de feridos.

Disse que um terço do bairro, onde moram 15 mil pessoas, foi alagado, atingindo cerca de 750 casas. Os moradores foram levados para uma escola estadual. “Uma escola municipal ainda está sendo utilizada para guardar os pertences que as vítimas conseguiram retirar das residências. Também estamos usando um ginásio para estocar as doações recebidas, como roupas e alimentos”.

O prefeito declarou situação de emergência na manhã deste sábado para a ciade. “Eu fiz a solicitação à Defesa Civil, no entanto, ainda não foi homologada. Amanhã [hoje] , o secretário de Cidades, Wilson Santos, estará em Campo Novo. A expectativa é que o governador Pedro Taques também venha. A gente tem esperança que a solicitação seja atendida, pois nos dará liberdade para trabalhar o orçamento, caso alguma medida seja necessária”.

As previsõesmeteorolágicas indicam que deve continuar a chover nas próximas horas, e a cidade está em alerta. “Nossa preocupação é com a previsão para a próxima madrugada. A gente está buscando solução para atender às vítimas. Temos recebido ajuda de muitos voluntários e entidades, e os moradores atingidos estão sendo bem assistidos. Alguns fazendeiros ainda disponibilizaram bombas para fazermos drenagem da água no bairro. A população de Campo Novo abraçou a causa”.

Conforme Rafael, não houve alagamento em áreas comerciais ou propriedades agrícolas O governador Pedro Taques vai a Campo Novo do Parecis neste domingo (12) verificar in loco as condições da cidade depois dos alagamentos provocados pela forte chuva que precipitou sobre a cidade neste sábado.

A previsão é que o governador Pedro Taques e o secretário Wilson Santos cheguem ao município por volta das 10h. Além dos municípios do Médio Norte, a região de Cangas, em Poconé, na Baixada Cuiabana, a chuva também foi intensa. (Com Sonoticias)

Texto atualizado às 8h45 por edição

CONFIRA AS IMAGENS

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.