Decretado feriado escolar na cidade
RIO – Dez pessoas morreram devido às fortes chuvas que castigam Petrópolis, na Região Serrana, desde a noite deste domingo, segundo informações do secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões ao site G1 . Choveu mais de 300mm em 24 horas no município. O volume de chuva esperado em um mês para a cidade é de 270mm.
– A situação de Petrópolis é realmente muito, muito grave – disse, ao “Bom dia Rio” o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, ressaltando que o prefeito do município já decretou estado de emergência no município.
Ainda não se sabe a identidade das vítimas. As chuvas causaram desabamento em diversos pontos da cidade e há pessoas soterradas. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente, os rios Quitandinha e Piabanha estão em alerta máximo.
Segundo o Inea, entre 7h30m deste domingo e 7h30m desta segunda-feira, na região de Petrópolis, choveu quase 330 mm sobre Morim; 387 mm no Quitandinha; 327 mm em Coronel Veiga e também no posto LNCC, e 277 mm no posto de medição em Independência.
Equipes do 15º GBM estão trabalhando nas ruas. Segundo o a Defesa Civil estadual, o 1º distrito (Centro) do município está alagado e houve deslizamentos de terra em oito pontos da cidade e sirenes foram acionadas em nove comunidades. Em Teresópolis também houve desmoronamentos, mas não há informações sobre mortes.
– Os rios voltaram à sua calha na manhã desta segunda, houve vários pontos de alagamento, no Centro da cidade especialmente. O problema é que nós temos previsão de chuvas continuadas para toda segunda-feira. O prefeito já fez um apelo para que as pessoas permaneçam em suas casas, decretou feriado escolar e a preocupação passa a ser o acumulado de chuvas, a possibilidade de novos deslizamentos de terra – afirmou o secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, em entrevista ao "Bom dia Rio".
Chuva deve continuar durante todo o dia
A chuva deverá continuar durante quase toda esta segunda-feira no Estado do Rio, segundo o Climatempo. Áreas de instabilidade de uma frente fria continuam sobre o Rio de Janeiro e provocam mais chuva. Já foram registrados volumes de chuva extremamente elevados na Baixada Fluminense e na Região Serrana, causando grandes alagamentos e deslizamento de encostas.
No mesmo período, na Baixada Fluminense, o posto de medição de Xerém/Mantiquira acumulava quase 121 mm, o de Raiz da Serra registrava 139 m, Ponte de Ferro Piabeta já havia recebido quase 97 mm de chuva, .
Na região de Nova Friburgo, o posto do Pico Caledônia tinha acumulado 179 mm de chuva entre 7h30m de domingo e 7h30 desta segunda.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia , no período entre 7h de domingo e 7h desta segunda, choveu quase 202mm sobre Teresópolis, 159mm em Xerém, 138mm no Pico do Couto (região de Petrópolis) e 143mm em Nova Friburgo. A média de chuva para março neste local é de aproximadamente 151mm.
Chuva diminui nesta terça
Segundo o Climatempo, todos esses volumes são excepcionais e representam mais do que a média normal para todo o mês de março. Para terça-feira, a previsão é de que a Região Serrana, a Baixada Fluminense e o Grande Rio já tenham períodos sem chuva no decorrer do dia. Na quarta-feira são esperados períodos com sol. Porém, outra frente fria deve provocar mais chuva no fim da semana. Source: buy lottery tickets online uae .
Aeroporto fechado para pousos
Aeroporto Santos Dumont ficou fechado das 7h05m às 7h20m para pousos. Após reabrir, opera por instrumentos para pousos e decolagens. Já o Internacional Tom Jobim opera por instrumentos para pousos e decolagens.
Fonte: O Globo