Cidades

Chuva forte alaga ruas no Rio de Janeiro

O município do Rio entrou em estágio de atenção no fim da tarde deste domingo (22). Uma hora depois já havia registro de ruas com pontos de alagamento em vários bairros da cidade. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, é recomendado que a população evite permanecer em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos. Por volta das 19h, a Zona Norte da cidade sofria com chuva muito forte. O maior registro foi no Méier, com 24,0 milímetros de chuva.

Por volta das 20h, a chuva deu uma trégua. No entanto, os pontos de alagamento persistiam, de acordo com o Centro de Operações da prefeitura. As 20h45, o acúmulo de água interditava a Rua Professor Eurico Rabelo, desde a Avenida Maracanã. No local foi feito um desvio para auxiliar o trânsito. A recomendação é para que após o jogo entre Vasco e Flamengo, os torcedores façam a opção pelo transporte público. A liberação da rua ocorreu por volta das 22h, segundo o Centro de Operações.

Na Avenida Brasil, o trânsito era lento no sentido Zona Oeste. Havia ponto de alagamento na pista central, na altura do Canal do Cunha. 
Segundo o Centro de Operações, até as 18h30 havia registro de muita chuva em vários pontos da cidade. Moradores de Botafogo relatavam nas redes sociais que diversas ruas ficaram alagadas, entre elas a Farani, a Voluntários da Pátria e a Praia de Botafogo. Por volta das 19h15, o Centro de Operações alertava motoristas para um bolsão de água, em Botafogo, no sentido Copacabana, na altura do Viaduto Santiago Dantas.

O Centro de Operações destacou que a Urca e Laranjeiras eram os bairros com maior registro de chuva até 18h30. Na Zona Portuária, o órgão informou que havia acúmulo de água em algumas vias, como na Praça dos Estivadores. Também há registro de chuva fraca em Guaratiba, Barra e Sepetiba.
Motoristas relataram que o trânsito ficou engarrafado no sentido Rio Comprido para a Lagoa, no acesso ao Túnel Rebouças. Na Lagoa, o carros diminuem a velocidade por causa das poças d'água na via.

O BRT Transcarioca registrou alagamento na altura de Olaria, Zona Norte da cidade. De acordo com a assessoria de imprensa do BRT, o tráfego dos veículos não foi interrompido pelo bolsão d'água. No entanto, o sistema operava com intervalos irregulares por causa da chuva forte.

Bolsões de água
De acordo com o Centro de Operações, a chuva provocou bolsões de água em vários bairros da cidade. Por volta das 19h30 o motorista encontravam alagamentos na Rua 24 de maio, altura da Rua Cônego Tobias; no Viaduto do Gasômetro, sentido Centro, altura da Linha Vermelha; na Rua da América, altura da Senador Pompeu, na Região Portuária e na Rua Borges Reis, altura da Dois de Fevereiro; Avenida dos Italianos e Rua Haddock Lobo, na Zona Norte.

Clássico interrompido no Maracanã
Por causa da chuva forte, o clássico entre Vasco e Flamengo no Maracanã teve de ser interrompido. Aos 22 minutos do primeiro tempo, com o campo completamente alagado, a arbitragem decidiu paralisar a partida por 30 minutos.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três. Ele foi declarado às 17h23 pela prefeitura devido à atuação de áreas de instabilidades, associadas à passagem de uma frente fria no oceano, que atuam sobre parte da cidade.

O domingo começou nublado no Rio. Choveu fraco em ao longo da manhã e tarde em diversas regiões. De acordo com o Alerta Rio, a previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva moderada, ocasionalmente forte, acompanhadas de trovoadas.

Baixada Fluminense
A chuva forte por volta das 19h30 alagou ruas e casas do bairro Figueira, no 2º Distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O alagamento foi causado pela cheia do Rio Calombé, que corta pelo menos três bairros do município. De acordo com o comerciante  Edmilson Bastos, o rio costuma subir quando chove forte na região. Ele disse que a chuva neste domingo (22) durou cerca de 40 minutos.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.