Cidades

Chuva em São Paulo provoca alagamentos e derruba árvores

O Centro de Gerenciamento de Emergências informou, no início da tarde desta quinta-feira (26), que toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos. A medida encerrou às 14h55. A Prefeitura registrou ao menos 43 quedas de árvores pela cidade. 

De acordo com o órgão, áreas de instabilidade vindas da região de Campinas se deslocaram em direção à capital paulista, entrando primeiramente pela Zona Norte. Por volta de 14h, chovia em diferentes pontos da cidade. 

A chuva prejudica a visibilidade em São Paulo. Segundo o CGE, chove forte nas zonas Leste, Norte, Oeste e no Centro. Somente na Zona Sul a chuva é fraca na tarde desta quinta-feira. O Aeroporto de Congonhas funciona normalmente por visual. Chove fraco na região. 

Segundo informações da rádio CBN, houve quedas de árvores na Avenida Nove de Julho, na altura da Rua Dr. Renato Paes de Barros, na rua Guaianases, Rua Pamplona, Rua Itápolis, Rua Itapeva, Rua Andrade Neves, Rua Raul Pompeia, Rua Henri Dunant, Rua Bernardino Queiroz Guimarães. 

O Corpo de Bombeiros informou que, devido às chuvas desta manhã, foram recebidos 97 chamados em relação a queda de árvores, nenhum deles com vítima. 

O CGE informou que áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo devem provocar chuvas volumosas nos próximos dias. Na sexta-feira (27), o tempo deve seguir instável com chuvas, com períodos de melhoria ao longo do dia, com temperatura variando entre 20°C e 25°C. O órgão alerta para a continuidade das chuvas especialmente entre a tarde e a noite, o que eleva o risco para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos da Grande São Paulo.

A recomendação para os dias chuvosos é evite transitar em ruas alagadas, não enfrentar correntezas e planejar viagens para evitar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas. Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, é preciso ligar para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou pelo site do órgão. 

A CGE também recomenda, no caso de enchente, manter-se informado sobre as áreas de risco, manter-se longe da rede elétrica e avisar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros em caso de rachaduras ou outro problema grave causado em casa.

Na semana passada, duas pessoas morreram na capital paulista por conta de enchentes. Uma das vítimas foi atingida por enxurrada em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, e a outra na Liberdade, região central. 

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.