– Embora seja apenas um dia, é um marco – disse Aodhan Cullen, presidente-executivo da StatCounter, ao explicar que a liderança da Google não passou do domingo e que a Microsoft voltou a dominar o setor.
– Nos finais de semana, quando as pessoas estão livres para escolher qual navegador preferem usar, elas estão escolhendo o Chrome – completou.
No último dia 18 de março, o Chrome foi usado por 32,7% dos usuários, enquanto o IE teve 32,5% da preferência. Uma diferença sutil, de 0,2%. Quando as pessoas voltaram para o trabalho na segunda-feira, a participação do IE subiu para 35% e a do Chrome caiu para 30%.
– Ainda não está claro se o Chrome poderá assumir a liderança na guerra de browsers no longo prazo, entretanto, a tendência em direção ao uso do Chrome no fim de semana é inegável – disse Cullen.
Segundo o levantamento, a fatia de mercado do Chrome subiu para 31%, no ano anterior era de apenas 17%. Já o Explorer viu uma queda de 45% para 35% no período. O Firefox, da Mozilla, mais popular na Europa, tem hoje uma participação global de 25%. O Safari, da Apple, permanece distante com 7% de toda a navegação. E o Opera, lanterna do setor, tem 2%.
–
As estatísticas StatCounter são baseadas em dados cruzados de mais de três milhões de sites, com uma amostra de mais de 15 bilhões de page views por mês sendo quatro bilhões deles nos Estados Unidos.
Fonte: OGLOBO