O Baidu vai investir na Uber Technologies, desenvolvedora do aplicativo para solicitação de carros, disse nesta sexta-feira uma pessoa familiarizada com o assunto. Trata-se da mais nova empresa chinesa de internet a manifestar interesse pelo crescente mercado de aplicativos de transporte.
O total investido e em quanto esse investimento valoriza o Uber são desconhecidos, mas a empresa chinesa agendou uma coletiva de imprensa para 17 dezembro, em Pequim, para anunciar um aporte em uma startup americana, sem identificar a companhia.
A estatal China National Radio relatou o acordo no começo desta semana.
A parceria entre Uber e Baidu reproduz outras parcerias já firmadas entre empresas chinesas do ramo de solicitação de táxis como a Kuaidi Dache e a Didi Dache e gigantes como o Alibaba e a Tencent, respectivamente.
O Uber disse no começo deste mês que captou fundos que avaliaram a companhia em US$ 40 bilhões, levando-a ao grupo das empresas de capital fechado mais valiosas do mundo.
A startup americana sofreu vários reveses nesta semana. A Tailândia e a Espanha estão entre os países que interromperam os serviços do aplicativo por motivos regulatórios, enquanto na Índia a prisão de um motorista do Uber acusado de estupro levou a uma proibição e uma revisão de segurança.
Uma porta-voz do Uber em Cingapura não respondeu a um pedido por comentários.