Mix diário

China reforça compromisso com relações comerciais

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou nesta terça-feira (15) que o país está “cada vez mais aberto” às relações comerciais internacionais. Em coletiva de imprensa, Jian ressaltou que “diante das incertezas externas, a China continuará a estender a mão, e não a trocar socos, a promover conexões, e não o desacoplamento. Vamos continuar expandindo nossa rede de parceiros comerciais e fortalecendo nossa atratividade para investimentos”.

A fala ocorre um dia após o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, sugerir que os EUA poderiam se “descolar” da China, se necessário.

O país asiático também voltou a rebater uma declaração do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que classificou como “predatórios” os investimentos chineses em países do Sul global. Segundo Jian, “os EUA historicamente oprimiram e exploraram a América Latina. Portanto, os EUA não têm autoridade moral para criticar ou interferir na cooperação entre a China e os países latino-americanos”.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve