Cidades

China pede que países ricos sejam ‘força motriz’ na COP 20

A China reiterou nesta terça-feira (25) que os países desenvolvidos devem desempenhar um papel motriz nas negociações sobre o clima que começam na próxima semana em Lima, negando-se a assumir esta responsabilidade.

Embora a segunda economia mundial seja, de longe, o principal país emissor de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento climático, nega-se a ser catalogada da mesma forma que os países industrializados. É por este motivo que, antes de cada conferência anual da ONU sobre o clima, reitera esta posição.

"Os países desenvolvidos devem continuar assumindo um papel motriz reduzindo fortemente suas emissões, oferecendo ao mesmo tempo aos países em desenvolvimento um apoio financeiro e tecnológico" para lutar contra os desequilíbrios climáticos, declarou Su Wei, chefe dos negociadores da China nesta questão.

Em Lima, 190 países membros da Convenção da ONU sobre o clima vão preparar o que deverá estar contido no acordo de Paris do fim de 2015, que deve limitar o aumento da temperatura mundial a 2ºC em comparação com a era pré-industrial. Neste mês, China e Estados Unidos fixaram em Pequim novos objetivos em relação as suas emissões.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.