Mix diário

China diz que possui novo tipo de parceria estratégica com Canadá e cita acordos específicos

A China e o Canadá estabeleceram um novo tipo de parceria estratégica e definiram “acordos específicos” para lidar de maneira adequada com as questões econômicas e comerciais entre os dois países, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Guo Jiakun, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira.

De acordo com o representante, a parceria entre os dois países reflete “o espírito de igualdade, abertura e inclusão, cooperação pacífica e benefícios compartilhados”, mas não visa “nenhum terceiro país”, sem mencionar explicitamente os EUA. Segundo Jiakun, as negociações alcançadas com o Canadá atendem aos interesses comuns dos povos de ambos os países e “contribui para a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade mundiais”.

“A China acredita que os países precisam abordar as relações bilaterais com um espírito de ganhos mútuos, em vez de uma mentalidade de soma zero, e por meio da cooperação, em vez do confronto”, acrescentou.

O comentário acontece enquanto os EUA tentam pressionar Ottawa sobre a relação com Pequim, com ameaça de novas tarifas contra os canadenses, caso um acordo seja concretizado.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve