O jornalista e apresentador do Bom Dia Brasil, Chico Pinheiro, ironizou na manhã desta terça-feira (17) o fato do governador Pedro Taques (PSDB) ter afirmado não ter conhecimento da greve dos médicos do Hospital Estadual Metropolitano de Várzea Grande.
"Agora a explicação bizarra, surreal, do Governo de Mato Grosso. A secretaria Estadual de Saúde diz que não sabia da greve dos médicos. A explicação para a falta de pagamento dizem que é uma falha no sistema nos últimos meses. A gente lembra que os médicos reclamam que não recebem desde setembro. A Secretaria de Saúde disse que espera resolver ainda hoje", ironizou Chico Pinheiro.
A greve foi deflagrada ontem (16). Os profissionais alegam que não recebem os salários há quatro meses e que faltam medicamentos e materiais para realizar cirurgias.
De acordo com um dos médicos, cerca de 50 profissionais aderiram à paralisação e todas as cirurgias eletivas, como bariátrica, ortopedia e geral, foram suspensas por tempo indeterminado. Somente os casos de urgência e emergência estão sendo atendidos.
O Circuito Mato Grosso vem acompanhando o descaso do governo com a unidade de saúde, desde o ano de 2016. Segundo pacientes, o governo vem excluindo serviços antes oferecidos aos pacientes.
“Tínhamos psiquiatras, não temos mais. Tínhamos pneumologista, não temos mais, e por fim tiraram a endoscopia e a ultrassonografia”, afirmou Zenaide Lopes Novaes, que aguarda na fila para fazer uma cirurgia bariátrica, juntamente com mais de 40 pessoas.
Dia 09 deste mês, pacientes se reuniram em frente à unidade para uma manifestação que pede a retomada dos exames. É que os exames de endoscopia e ultrassonografia, que é referência no estado para este tipo de procedimento, foram suspensos.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/edicoes/2017/01/17.html#!v/5582142