Opinião

Chegou final do ano, as festas e os CHOCOLATES

Podemos comer chocolates sem culpa?

Podemos comer chocolates sabendo que estes possuem antioxidantes, prevenindo assim o câncer e doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.

O chocolate é produzido a partir da massa do cacau (Theobroma cação) com a incorporação de sacarose, manteiga de cacau, substâncias flavorizantes e alguns recheios como nozes, amêndoas e uvas-passas.

O chocolate é um alimento com alto teor de carboidratos e gordura, lembrando que tem calorias e em grandes quantidades engorda, engorda, engorda…

Mas os açúcares e gorduras que proporcionam características de textura e sabor podem controlar o desequilíbrio neuroquímico e flutuações hormonais como no período pré-menstrual com a vontade aumentada por doces pela queda da serotonina. Têm também metilxantinas (cafeína e teobromina), com efeito estimulador do sistema nervoso central. É rico em magnésio e n-acetiletanolamina que dá um efeito estimulante.

Então, como podemos comê-lo e manter uma alimentação saudável sem excessos?

Para começar, é preciso aprender a degustar o chocolate. Experimente fazê-lo. Mas o truque para comê-lo é morder pedaços pequenos e deixá-los derreter na língua, pressione a língua contra o céu da boca com o pedaço de chocolate e deixe derreter. Saboreando-o bem, deixando que todo aquele sabor se espalhe pela boca. Assim você comerá apenas um pedaço pequeno por dia (em torno de 30g) sempre após o almoço.

Assim, devemos escolher preferencialmente chocolates embalados em pequenas porções.

 

CHOCOLATE AMARGO TEM MENOS GORDURA

Outra dica é escolher o tipo de chocolate que vamos ingerir. Quanto mais amargo ele for, mais cacau tem, maior quantidade de antioxidantes e menor de gordura.

Atenção: chocolate diet tem muita gordura!

Vale também lembrar o tipo de recheio: recheios como uvas-passas, castanhas, flocos de arroz têm nutrientes que aumentam o seu valor nutricional. Por exemplo, uvas-passas contêm fibras, castanhas contêm selênio, assim estariam enriquecendo o seu chocolate. Por outro lado, recheios cremosos contêm normalmente alguma forma de gordura trans. Fique atento: a gordura trans é perigosa, ela aumenta o seu LDL (colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom).

Guarde o chocolate para os momentos especiais, coma apenas 30g após o almoço com degustação, sua forma física e sua saúde irão agradecer.

 

 

 

Wania Monteiro de Arruda

About Author

Wania Monteiro de Arruda é nutricionista funcional, aficcionada em receitas saudáveis e saborosas, que divulga em seu site e no Insta

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do