Mix diário

Chegada de Trump aumentou a incerteza sobre a evolução econômica mundial, diz Guindos, do BCE

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis De Guindos, afirmou nesta segunda-feira (17) que a chegada da nova administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentou a incerteza sobre a evolução econômica mundial, “não apenas pelas tarifas, mas também pela regulação bancária e de fundos”, em entrevista para a rádio Onda Cero.

“A questão da guerra comercial é muito ruim para a economia mundial”, ressaltou ao mencionar que “está claro” que a incerteza aumentou. “Isto reduz a clareza para decisões futuras. O importante é a evolução da inflação, que é positiva, para 2%, os parâmetros estão todos indo na direção certa, mas quando a incerteza aumenta você passa para uma situação mais sombria”, disse ao falar sobre a zona do euro.

Em relação à Ucrânia, Guindos afirmou que a “prioridade número um” é aumentar os gastos com defesa, já que ele diz que “não está claro se a Europa tem uma proteção dos EUA”. “A política de rearmamento é uma prioridade absoluta, mas a sustentabilidade fiscal deve ser garantida, porque senão será paga mais tarde, com aumentos das taxas de juro”, explicou.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve