Internacional

‘Charlie Hebdo’ volta com Papa raivoso na capa

O jornal satírico francês "Charlie Hebdo", cuja redação foi alvo de ataque terrorista no começo de janeiro, volta às bancas nesta semana.
A nova capa trará um cachorrinho, que representa a publicação, sendo perseguido por uma matilha de cães raivosos. Alguns deles são representados por Marine Le Pen, líder da ultradireita francesa, o ex-presidente Nicolas Sarkozy, o Papa Francisco e um jihadista com um fuzil entre os dentes.
O desenho, assinado pelo cartunista Luz, é acompanhado pela frase "C'est reparti!" ("De volta!", em português).

A edição de número 1.179 sairá na próxima quarta-feira com uma tiragem de 2,5 milhões de exemplares. A edição anterior, que ficou conhecida como "o número dos sobreviventes" e foi a primeira desde o ataque jihadista de janeiro, saiu com 8 milhões de exemplares.

"O sentido deste número é dizer que 'a vida continua'", explicou o cartunista Riss ao jornal "Libération", que abriga a equipe do "Carlie Hebdo" desde o atentado.

Relembre o caso
O ataque à redação do "Charlie Hebdo" no dia 7 de janeiro deixou 12 mortos, entre eles os cartunistas Stéphane Charbonnier, conhecido como Charb, e o lendário Georges Wolinski. Também morreram dois policiais, um deles alvejado na rua durante a fuga dos atiradores, mais tarde identificados como os irmãos franceses filhos de argelinos Chérif e Said Kouachi, que disseram "vingar o profeta Maomé". O jornal já havia sido alvo de um ataque no passado após publicar uma caricatura de Maomé.

Após identificados dos atiradores, a polícia começou uma busca que passou pelas regiões de Villers-Cottêrets, onde os suspeitos foram vistos, e Crépy-em-Valois, antes de ser direcionada a Dammartin-en-Goële, onde eles invadiram uma empresa no dia 9 de janeiro.

Durante o cerco aos irmãos Kouachi, incidentes foram reportados em Paris na quarta e quinta-feira, incluindo a morte da policial no município de Montrouge, atribuída a Amedy Coulibaly.

Coulibaly invadiu um mercado de comida judaica em Paris e fez reféns ao mesmo tempo em que os irmãos Kouachi estavam cercados em Dammartin-en-Goële. Duas ações policiais simultâneas mataram os três terroristas.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que