A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá) suspendeu o ponto facultativo do Carnaval deste ano e cancelou todos os festejos previstos entre os dias 13 e 16 de fevereiro. A medida, conforme o Decreto 012/2021 visa evitar as aglomerações tradicionais da data e reduzir o contágio pela Covid-19.
A proibição, de acordo com o documento publicado nesta segunda-feira (8), vale para todos os eventos, sejam em ambientes abertos ou fechados, ou em locais públicos ou privados. Com isso, também fica proibido qualquer tipo de som ambiente, banda, cantores, som automotivo, música ao vivo e som mecânico, durante os dias citados.
A prefeitura também estabeleceu no decreto que as secretarias competentes não deverão emitir autorização para realização de eventos neste período, e que será intensificada a fiscalização. Os servidores da área contarão com apoio operacional da Polícia Militar.
O decreto também prevê multa que pode chegar a R$ 30 mil ao responsável, proprietário, locador do estabelecimento que desrespeitar as normas.
Em caso de descumprimento, será cassado o alvará de funcionamento, e se houver a insistência no descumprimento do decreto o estabelecimento será fechado.
A prefeitura disponibilizou um número de telefone da equipe de fiscalização para o recebimento de denúncias: (65) 9.9269-7015). A PM também atenderá por meio do número 190.
Covid-19 em Chapada dos Guimarães
Conforme dados do último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) neste domingo (7), Chapada dos Guimarães já registrou 617 casos de coronavírus e 23 óbitos em decorrência da doença.