Nacional

CGU encontra registro de vacinação de Bolsonaro e apura se dado é verdadeiro

A Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou à Record TV nesta sexta-feira (17) que há um registro de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a Covid-19. O órgão, no entanto, investiga a possibilidade de os dados terem sido manipulados para que constasse a imunização dele contra o novo coronavírus.

Segundo as informações da CGU, Bolsonaro teria recebido o imunizante da Janssen em 19 de julho de 2021. O órgão acionou o Ministério da Saúde para saber se as informações são verdadeiras ou falsas e pediu informações detalhadas, como o horário em que o imunizante foi aplicado no ex-presidente numa Unidade Básica de Saúde em São Paulo e o nome de quem aplicou a vacina.

"Há, de fato, uma investigação preliminar sumária em curso no âmbito da Corregedoria-Geral da União (CRG) [ligada à CGU], iniciada nos últimos dias do governo anterior, envolvendo denúncia de adulteração do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro", disse a CGU, em nota, nesta sexta.

O ex-presidente sempre pôs em dúvida a eficácia da vacina contra a Covid-19, mesmo quando os imunizantes já haviam sido liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, ele afirmava que nunca tomaria a vacina porque já havia sido "imunizado" ao contrair a doença.

Sigilo de cem anos

Durante o mandato de Bolsonaro, o governo federal decretou sigilo de cem anos sobre o cartão de vacinação dele, mas a investigação da CGU pode adiar a retirada do sigilo, prevista para esta sexta-feira. O decreto havia sido reavalidado pela CGU após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus