Foto: reprodução
Por G1
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes anunciou que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai liberar o rodízio na sexta-feira (28), devido a previsão da paralisação de algumas categorias.
Também está liberado o uso das faixas de ônibus e dos corredores para veículos como táxis, fretados e carros com mais de um passageiro.
A Secretaria Municipal de Transportes recomenda que, em distâncias curtas, as pessoas optem por utilizar bicicletas ou façam trajetos a pé. Em nota, a pasta orienta as pessoas a planejarem o itinerário com antecedência, conversando com vizinhos, colegas de trabalho, para que possam organizar esquemas de carona devido à falta de oferta de transporte público.
A suspensão do rodízio vale apenas para os carros enquanto as restrições de circulação para caminhões seguem valendo normalmente.
Os corredores de ônibus estão liberados para o tráfego de táxis, com ou sem passageiros, ônibus fretados, ônibus escolares e veículos de passeio com dois ou mais passageiros. Os carros também vão poder circular nas faixas exclusivas para ônibus. O estacionamento em vagas da Zona Azul está liberado gratuitamente.
A paralisação está programada para começar à 0h desta sexta-feira. A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade orienta à população a compartilhar os carros de passeio com vizinhos e colegas de trabalho.
As medidas tomadas para esta sexta-feira são:
– Rodízio Municipal de Veículos será suspenso durante todo o dia para os carros. Restrições a caminhões continuam valendo normalmente;
– Corredores exclusivos de ônibus serão liberados para a circulação de táxis, com ou sem passageiro, ônibus fretados, ônibus escolares e carros de passeio com dois ou mais passageiros, durante todo o dia;
– Faixas exclusivas de ônibus serão liberadas para carros durante todo o dia;
– Estacionamento em vagas de Zona Azul está liberado durante todo o dia;
– As faixas reversíveis do período da manhã serão mantidas até as 10h. São elas: Ponte das Bandeiras, Ponte dos Remédios, Radial Leste, Conselheiro Carrão, Ponte do Limão, Ponte da Casa Verde, Ponte João Dias e Ponte do Piqueri e Ponte Jurubatuba.
– No período da tarde, as faixas reversíveis irão seguir a operação normal.


