Cidades

Cesárea x normal: essa decisão é só do médico?

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde (ANS) publicaram, no início de janeiro, uma resolução com novas regras para estimular o parto normal na rede privada, restringindo a cobertura de cesárea pelos planos de saúde.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o índice de cesáreas é de 84,6% nos hospitais particulares brasileiros. A própria OMS recomenda que esse número fique em 15%.

Mas, afinal, o tipo de parto deve ser uma decisão médica ou outros fatores, como a vontade e os receios da mulher, devem ser considerados? As novas regras podem ser consideradas um avanço na área médica em defesa da gestante ou configuram uma intromissão na autonomia da mulher? 

Para debater o assunto, o programa "Desafio" convidou dois especialistas: Raquel Marques, presidente da Artemis, organização que representa os direitos das gestantes, e o médico César Eduardo Fernandes, diretor da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP).

 

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.