Cerca de 76 mil alunos da rede estadual desistiram dos estudos após o início da pandemia da Covid-19 em 2020, em Mato Grosso, segundo o secretário de Educação, Alan Porto.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no ano passado, estavam matriculados 380 mil estudantes. Desses, cerca de 20% não participaram das aulas em apostilas ou online.
O secretário afirmou que, conforme estudos feitos na área, o aprendizado perdido em 2020 deve levar de dois a quatro anos para ser recuperado.
Para o ano letivo de 2021, são ofertadas mais de 78,3 mil vagas em 323 escolas de 52 municípios.
A Seduc informou que tem muitos pais que ainda não fizeram a rematrícula que é a confirmação da matrícula para o próximo ano letivo. A matrícula não é automática. O pai ou responsável tem que ir até a escola para fazer a renovação.
Segundo a secretaria, todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a volta às aulas de forma segura para alunos e servidores, respeitando protocolos de biossegurança para evitar a propagação do novo coronavírus.
Início das aulas
As aulas da rede estadual estão previstas para começar no próximo dia 8 de fevereiro, de forma não presencial (online ou por meio de apostilas).
A decisão foi tomada pelo Governo de Mato Grosso e levou em consideração o aumento no número de casos de Covid-19 no estado e a crescente demanda por leitos de UTI.